Página inicial O que acontece Cursos de Administração da Unoesc Capinzal e Campos Novos realizam viagem de estudos a Florianópolis
Graduação Notícia Campos Novos Capinzal

Nos dias 18 e 19 de outubro, os estudantes do curso de Administração participaram de uma viagem de estudos a Florianópolis. A atividade proposta pelas coordenações dos cursos de Administração de Capinzal e Campos Novos incluiu visitas à Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), à Incubadora CELTA, à Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e ao Projeto Tamar, consolidando o objetivo de aproximar o conhecimento teórico adquirido em sala de aula com a prática da administração nas organizações.

Na FIESC, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a Escola de Negócios, uma plataforma de educação e capacitação voltada para atender às necessidades das indústrias catarinenses e seus profissionais por meio de cursos, programas de formação e treinamentos com o objetivo de desenvolver competências e habilidades necessárias para a gestão e inovação nas empresas. Ainda na Federação, os acadêmicos conheceram o Observatório FIESC, um centro de estudos e inteligência que busca fornecer análises e informações estratégicas sobre o setor industrial e econômico de Santa Catarina. O Observatório FIESC reúne dados, pesquisas e relatórios para apoiar a tomada de decisões de empresários, gestores públicos e formuladores de políticas.

Em seguida, ocorreu uma visita à Incubadora CELTA, uma das primeiras incubadoras de empresas de base tecnológica do Brasil e referência nacional no apoio ao empreendedorismo inovador. Localizada no Parque Tecnológico Alfa, oferece suporte a startups e empresas emergentes em áreas como tecnologia da informação, automação e biotecnologia, promovendo a transformação de ideias inovadoras em negócios de sucesso. Outro ponto do roteiro foi a ACATE, que desempenha um papel central no fortalecimento do ecossistema de inovação de Florianópolis. A visita incluiu uma imersão no “Roteiro Primavera”, um dos maiores hubs de inovação do Brasil, que concentra uma rede integrada de empresas, laboratórios, centros de pesquisa e espaços colaborativos voltados para o desenvolvimento de soluções tecnológicas de ponta.

Encerrando o roteiro, a visita ao Projeto Tamar ampliou a experiência ao apresentar um exemplo de gestão ambiental e conservação marinha. Os estudantes puderam perceber a importância da responsabilidade socioambiental nas estratégias empresariais, compreendendo como a gestão sustentável de recursos naturais pode ser integrada de forma eficiente às atividades empresariais e comunitárias.

— A viagem oportunizou a conexão dos conceitos teóricos aprendidos em sala com a prática empresarial e as inovações tecnológicas e sustentáveis que permeiam o cenário catarinense. A experiência ofereceu uma visão abrangente sobre os desafios da indústria, do meio ambiente e do ambiente de negócios — destacou a coordenadora do curso de Administração da Unoesc Capinzal, Adriana Sernajoto.