Cursos de Educação Física e Fisioterapia desenvolvem avaliações e jogos com a comunidade
Os cursos de Educação Física e Fisioterapia da Unoesc desenvolveram, recentemente, mais uma edição do projeto social “Educação e saúde: incentivando a prática de atividades físicas com crianças e adolescentes” no Centro Esportivo da Universidade. O projeto social contou com a participação de crianças e adolescentes do Abrigo Institucional Cantinho Acolhedor, do Grupo Escoteiro Atalaia, […]
Publicado em 13/11/2018
Por Unoesc
Os cursos de Educação Física e Fisioterapia da Unoesc desenvolveram, recentemente, mais uma edição do projeto social “Educação e saúde: incentivando a prática de atividades físicas com crianças e adolescentes” no Centro Esportivo da Universidade. O projeto social contou com a participação de crianças e adolescentes do Abrigo Institucional Cantinho Acolhedor, do Grupo Escoteiro Atalaia, da Escola Municipal Padre Alfredo Kasper de Guaraciaba e de outras pessoas da comunidade.
Durante o evento, acadêmicos e professores de Educação Física monitoraram jogos de nutrição e brincadeiras, circuitos motores e esportes. No Laboratório de Fisiologia do Exercício (Lafe), foram realizadas avaliações físicas de flexibilidade, força abdominal, percentual de gordura e força isométrica de mãos com orientações para adoção de um estilo de vida ativo e saudável.
O evento também contou com a participação de acadêmicos e professores de Fisioterapia que monitoraram atividades com bola suíça, realizaram avaliação respiratória e da pisada e passaram orientações sobre saúde.
Segundo a professora Sandra Fachineto, o trabalho possibilitou a inserção dos acadêmicos na comunidade e no desenvolvimento de atividades vinculadas à futura atuação profissional.
— Esse é um projeto interdisciplinar e de grande relevância social para a nossa comunidade — avalia a professora.
A coordenadora de Educação Física, professora Andrea Jaqueline Prates Ribeiro, avaliou de forma positiva o evento.
— A ideia é aprofundar vínculos, por meio do desenvolvimento de atividades de extensão, colocando em prática o compromisso social dos cursos e da Unoesc — destaca a coordenadora.
Para a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Franciane Barbieri Fiorio, durante as ações desenvolvidas com a comunidade, ocorrem as socializações e a empatia.
— Isso aproxima a Universidade, os acadêmicos e os professores da comunidade, fortalecendo vínculos e favorecendo a inclusão e o ensino-aprendizagem — observa a professora.
O acadêmico Anderson Bergamaschi diz que o evento permitiu colocar em prática o conhecimento adquirido durante a graduação e promoveu atividades práticas que estimulam um estilo de vida ativo.