Página inicial O que acontece Cursos de Educação Física e Fisioterapia desenvolvem avaliações e jogos com a comunidade
Graduação Inserção Social São Miguel do Oeste

Cursos de Educação Física e Fisioterapia desenvolvem avaliações e jogos com a comunidade

Os cursos de Educação Física e Fisioterapia da Unoesc desenvolveram, recentemente, mais uma edição do projeto social “Educação e saúde: incentivando a prática de atividades físicas com crianças e adolescentes” no Centro Esportivo da Universidade. O projeto social contou com a participação de crianças e adolescentes do Abrigo Institucional Cantinho Acolhedor, do Grupo Escoteiro Atalaia, […]


Os cursos de Educação Física e Fisioterapia da Unoesc desenvolveram, recentemente, mais uma edição do projeto social “Educação e saúde: incentivando a prática de atividades físicas com crianças e adolescentes” no Centro Esportivo da Universidade. O projeto social contou com a participação de crianças e adolescentes do Abrigo Institucional Cantinho Acolhedor, do Grupo Escoteiro Atalaia, da Escola Municipal Padre Alfredo Kasper de Guaraciaba e de outras pessoas da comunidade.

Durante o evento, acadêmicos e professores de Educação Física monitoraram jogos de nutrição e brincadeiras, circuitos motores e esportes. No Laboratório de Fisiologia do Exercício (Lafe), foram realizadas avaliações físicas de flexibilidade, força abdominal, percentual de gordura e força isométrica de mãos com orientações para adoção de um estilo de vida ativo e saudável.

O evento também contou com a participação de acadêmicos e professores de Fisioterapia que monitoraram atividades com bola suíça, realizaram avaliação respiratória e da pisada e passaram orientações sobre saúde.

Segundo a professora Sandra Fachineto, o trabalho possibilitou a inserção dos acadêmicos na comunidade e no desenvolvimento de atividades vinculadas à futura atuação profissional.

— Esse é um projeto interdisciplinar e de grande relevância social para a nossa comunidade — avalia a professora.

A coordenadora de Educação Física, professora Andrea Jaqueline Prates Ribeiro, avaliou de forma positiva o evento.

— A ideia é aprofundar vínculos, por meio do desenvolvimento de atividades de extensão, colocando em prática o compromisso social dos cursos e da Unoesc — destaca a coordenadora.

Para a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Franciane Barbieri Fiorio, durante as ações desenvolvidas com a comunidade, ocorrem as socializações e a empatia.

— Isso aproxima a Universidade, os acadêmicos e os professores da comunidade, fortalecendo vínculos e favorecendo a inclusão e  o ensino-aprendizagem — observa a professora.

O acadêmico Anderson Bergamaschi diz que o evento permitiu colocar em prática o conhecimento adquirido durante a graduação e promoveu atividades práticas que estimulam um estilo de vida ativo.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.