Cursos de Farmácia e Enfermagem oferecem serviços gratuitos à comunidade
Os cursos de Farmácia e Enfermagem da Unoesc São Miguel do Oeste participaram sábado, dia 28, do evento “Irmanação da Saúde”, realizado no bairro Santa Rita, em conjunto com outras entidades. Durante a participação dos dois cursos, foram coletados medicamentos vencidos e a comunidade pôde fazer teste de bioimpedância, aferir a pressão arterial, recebeu chás […]
Publicado em 03/05/2018
Por Unoesc
Os cursos de Farmácia e Enfermagem da Unoesc São Miguel do Oeste participaram sábado, dia 28, do evento “Irmanação da Saúde”, realizado no bairro Santa Rita, em conjunto com outras entidades. Durante a participação dos dois cursos, foram coletados medicamentos vencidos e a comunidade pôde fazer teste de bioimpedância, aferir a pressão arterial, recebeu chás medicinais e informações sobre alimentação saudável e infecções sexualmente transmissíveis (IST’S).
Segundo o coordenador do curso de Farmácia, professor Eduardo Ottobelli Chielle, a atividade aproxima os acadêmicos, os cursos e a universidade da comunidade regional.
— Os acadêmicos interagem com a população e colocam em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. A comunidade ganha muito com os serviços que são oferecidos gratuitamente e os acadêmicos aperfeiçoam seus aprendizados — avalia o professor.
Para a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Ana Moser, os futuros enfermeiros tiveram a oportunidade de conviver com a realidade local e suas necessidades em saúde, por meio de uma atenção multiprofissional.
— As atividades de ações comunitárias foram voltadas à educação em saúde, estimulando a população para o interesse e atenção ao autocuidado e autonomia na construção do seu estado de saúde e qualidade de vida, considerando que é necessário investir mais em prevenção primária — destaca a professora.
A acadêmica Marina Volpato afirma que a atividade permitiu acompanhar de perto a realidade da população.
— Pudemos entender como a população vive e quais são os pontos que devem ser melhorados no atendimento — conclui a estudante.