Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física realizam a socialização dos estágios
A Pandemia do Coronavírus impactou diretamente na área educacional, uma vez que as aulas presenciais foram suspensas. Diante do novo cenário, universidades e escolas precisaram adequar suas aulas e também as práticas de estágios. Na Educação Física Licenciatura, os acadêmicos passaram a realizar as atividades destes estágios de forma remota, enquanto que os acadêmicos do curso de […]
Publicado em 14/12/2020
Por Unoesc
A Pandemia do Coronavírus impactou diretamente na área educacional, uma vez que as aulas presenciais foram suspensas. Diante do novo cenário, universidades e escolas precisaram adequar suas aulas e também as práticas de estágios. Na Educação Física Licenciatura, os acadêmicos passaram a realizar as atividades destes estágios de forma remota, enquanto que os acadêmicos do curso de Educação Física Bacharelado, apesar de alguns desafios, conseguiram realizar o estágio supervisionado de forma presencial. E, foi para compartilhar as vivências e os aprendizados diante deste cenário atípico que foi realizada nos dias 30 de novembro, e 02 e 07 de dezembro, a socialização dos estágios.
Da Licenciatura, 26 alunos que realizaram a docência em Educação Física nas escolas de educação básica nos níveis da educação infantil e ensino fundamental apresentaram suas experiências de estágio nos quais os acadêmicos, mesmo de forma remota, planejaram uma série de atividades, juntamente com os professores supervisores da escola, considerando os conteúdos programados para as aulas de Educação Física escolar.
— Foi um desafio adaptar as atividades e fazer com que as mesmas chegassem aos alunos em suas casas, mas com certeza, muitos aprendizados e novas experiências foram adquiridas neste novo contexto da educação física apresentado ao longo deste ano — comentaram professores e acadêmicos durante o seminário.
Do Bacharelado, 19 alunos desenvolveram seu estágio no âmbito do esporte em Associações Esportivas – futsal, tênis de mesa, badminton, voleibol, handebol, lutas e outros. Eles apresentaram os resultados da vivência prática que realizaram, enaltecendo o excelente trabalho realizado pelas associações esportivas, demonstrando que esta etapa representou uma evolução no conhecimento sobre os esportes, enfatizando a harmonia entre a relação da teoria vivenciada na universidade, com a prática, na atuação do estágio nas associações esportivas.
Para a coordenadora do curso de Educação Física, professora Elisabeth Baretta, apesar de todas as dificuldades, a avaliação do que foi apresentado pelos acadêmicos é muito positiva demonstrando que todos foram capazes de agir com resiliência e dedicação ao enfrentar a nova realidade.
— Os componentes curriculares de estágio têm sua culminância curricular e é o momento de vivenciar a realidade da atuação profissional e o mercado de trabalho. Em um ano de muitos desafios, reflexões e aprendizagens foi possível articular a competência técnica e o compromisso do profissional de Educação Física junto à sociedade — afirmou a professora.