Cursos de Pedagogia e de Tecnologia Educacional promovem roda de conversa sobre Planejamento na Educação Básica
Publicado em 23/10/2023
Por Imprensa Unoesc
Os cursos de Pedagogia e de Tecnologia Educacional da Unoesc Joaçaba realizaram, no dia 25 de setembro, no Auditório Jurídico do campus 1, uma roda de conversa voltada à discussão da organização do trabalho pedagógico no planejamento do ensino e dos recursos didáticos e tecnológicos. A atividade, com estudantes da terceira fase, vinculada aos componentes curriculares “Didática Geral” e “Práticas Extensionistas”, foi coordenada pelas professoras Dulcemari Vidi Silva, Izolete dos Santos Riquetti e Cristiane Fiorese.
O evento contou com a presença da professora Rosangela Zoldan, superintendente da Secretaria de Educação de Joaçaba, além das profissionais: Ana Paula Vanz Oneda, coordenadora de Educação Fundamental; Daniela Dalla Lasta, coordenadora de Educação Infantil; Cândida da Rosa, coordenadora de Educação Especial; Cláudia Arnold, gestora do Núcleo Pedagógico Rural de Joaçaba (Nuperajo); e Bruna Baranceli, coordenadora do Centro Educacional Frei Bruno (Cefrei). A iniciativa também teve a participação do professor de Tecnologias Educacionais, Claudionor de Abreu, do município de Capinzal.
— O evento foi relevante ao viabilizar um espaço de diálogo e intercâmbio de conhecimentos entre estudantes e profissionais da educação e aproximar a comunidade educacional do ambiente acadêmico. A atividade representou uma estratégia valiosa na formação dos futuros profissionais, considerando que a troca de experiências enriquece a compreensão sobre os desafios e as oportunidades existentes na Educação Básica — ressalta a professora Izolete dos Santos Riquetti.
Visando ao contato com a prática escolar no que se refere à organização do trabalho pedagógico no planejamento do ensino e dos recursos didáticos e tecnológicos, o encontro proporcionou discussões sobre como se constituem e efetivam os planos educacionais, de curso e de aula na Educação Básica.
— Relacionar os conhecimentos teóricos com a realidade da prática pedagógica, por meio da roda de conversa com profissionais da rede pública de educação de Joaçaba, foi uma importante oportunidade de reflexão e aprendizagem — destaca Saionara Junges, estudante do curso de Pedagogia.
— Ouvir profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Educação foi fundamental para compreender a dinâmica escolar e sanar dúvidas referentes à área de formação, especialmente, do curso de Tecnologia Educacional — enaltece o estudante Alexsandro Assunção Moreira.