Página inicial O que acontece Cursos promovem atividade de educação interprofissional na área da saúde
Graduação Notícia Xanxerê

Cursos promovem atividade de educação interprofissional na área da saúde

Nos dias 7 e 8 de junho, os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia e Radiologia da Unoesc Xanxerê promoveram o “2º Ra-Chá-Cuca da Saúde”.

A partir da discussão sobre a necessidade de trabalhar com a educação interprofissional, em que o foco é reunir profissionais de diferentes áreas da saúde para aprender de forma colaborativa, o evento foi dedicado à integração e interação dos estudantes da Área das Ciências da Vida e Saúde, criando um ambiente de aprendizado conjunto que visa aprimorar a gestão da qualidade nos serviços de saúde.

A programação iniciou com uma palestra norteadora sobre a busca pela qualidade de vida, incentivando os participantes a se tornarem agentes ativos do seu próprio cuidado. No dia seguinte, foram recepcionados com um café da manhã de integração, sendo servido chá e cuca, seguido por uma gincana com atividades práticas interativas e multiprofissionais, que promoveu a troca de conhecimentos e experiências entre os estudantes.

Para a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Elenir Salete Frozza, a metodologia empregada enfatiza a importância da colaboração multiprofissional, permitindo que futuras equipes de saúde trabalhem de maneira mais coesa e eficiente, sem perder de vista a humanização dos processos.

A coordenadora do curso de Radiologia, professora Francielle Garghetti Battiston, acrescenta que as atividades propostas visam à participação direta dos estudantes, de forma ativa.

— Essa proposta de atividade permite aos estudantes enxergarem a importância da diversidade dos saberes na área da saúde de forma integrada, com respeito às diferenças e crescimento coletivo — pontou Francielle.

Para as estudantes do curso de Radiologia, Khrys Bordin e Rayssa Padilha, o evento foi legal porque saiu da rotina, foi divertido e permitiu a interação entre os cursos.

— A atividade mostrou a importância da comunicação e o trabalho em equipe de forma cooperativa — destacou Rayssa

— Participar do Ra-Chá-Cuca foi uma experiência incrível! O projeto nos permitiu conhecer alunos de outros cursos e aprender por meio de atividades interativas. Com certeza estarei presente na próxima vez — finalizou Kauany Makoski, estudante da primeira fase do curso de Psicologia.