Página inicial O que acontece Desenvolvimento sustentável é tema da abertura do Siepe
Graduação Evento Pesquisa Extensão Ensino Joaçaba

Desenvolvimento sustentável é tema da abertura do Siepe

A Unoesc recebeu na noite de quarta-feira (10) a professora doutora Adriana Marques Rossetto, subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura das Cidades da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para a palestra de abertura do 20º Seminário de Iniciação Científica, o 7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) e […]


A Unoesc recebeu na noite de quarta-feira (10) a professora doutora Adriana Marques Rossetto, subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura das Cidades da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para a palestra de abertura do 20º Seminário de Iniciação Científica, o 7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) e a 5º Mostra Universitária.

Pesquisadora na área de sustentabilidade, ela falou sobre a questão-tema do Siepe “Pesquisa e Desenvolvimento Sustentável” e lançou um desafio para os novos pesquisadores.

— Vocês, pesquisadores, futuros cientistas, é que vão decidir como o mundo vai ficar. A pesquisa vem daquilo que nos incomoda. Produzir o conhecimento e fazê-lo chegar à sociedade, atender as suas inquietações, é nossa responsabilidade — advertiu.

A professora defendeu a necessidade de engajamento das diferentes esferas sociais, especialmente da Universidade, para a construção de um futuro harmonioso entre desenvolvimento econômico e conservação ambiental.

— Sustentabilidade é o equilíbrio entre os ecossistemas e a natureza, entre os homens e as relações socioeconômicas e também entre as áreas do conhecimento. A demanda atual é por uma transformação da visão social no investimento produtivo e a mudança dos padrões de produção e consumo.

SOCIALIZAÇÃO DA PESQUISA

O 20º Seminário de Iniciação Científica, o 7º Siepe e a 5ª Mostra Universitária apresentam os resultados dos projetos de iniciação científica desenvolvidos na Unoesc, além de trabalhos de ensino e extensão. O evento acontece simultaneamente nos campi de Joaçaba, São Miguel do Oeste, Videira, Xanxerê e Chapecó. Até sexta-feira, deverão ser apresentados 426 trabalhos relacionados à pesquisa, ensino e extensão. Grande parte das pesquisas socializadas foi desenvolvida em 2013 e 2014, e alguns projetos estão sendo desenvolvidos desde o segundo semestre de 2012. Os anais digitais dos trabalhos apresentados podem ser acessados aqui.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.