Desenvolvimento sustentável é tema da abertura do Siepe
A Unoesc recebeu na noite de quarta-feira (10) a professora doutora Adriana Marques Rossetto, subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura das Cidades da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para a palestra de abertura do 20º Seminário de Iniciação Científica, o 7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) e […]
Publicado em 11/09/2014
Por Unoesc
A Unoesc recebeu na noite de quarta-feira (10) a professora doutora Adriana Marques Rossetto, subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura das Cidades da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para a palestra de abertura do 20º Seminário de Iniciação Científica, o 7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) e a 5º Mostra Universitária.
Pesquisadora na área de sustentabilidade, ela falou sobre a questão-tema do Siepe “Pesquisa e Desenvolvimento Sustentável” e lançou um desafio para os novos pesquisadores.
— Vocês, pesquisadores, futuros cientistas, é que vão decidir como o mundo vai ficar. A pesquisa vem daquilo que nos incomoda. Produzir o conhecimento e fazê-lo chegar à sociedade, atender as suas inquietações, é nossa responsabilidade — advertiu.
A professora defendeu a necessidade de engajamento das diferentes esferas sociais, especialmente da Universidade, para a construção de um futuro harmonioso entre desenvolvimento econômico e conservação ambiental.
— Sustentabilidade é o equilíbrio entre os ecossistemas e a natureza, entre os homens e as relações socioeconômicas e também entre as áreas do conhecimento. A demanda atual é por uma transformação da visão social no investimento produtivo e a mudança dos padrões de produção e consumo.
SOCIALIZAÇÃO DA PESQUISA
O 20º Seminário de Iniciação Científica, o 7º Siepe e a 5ª Mostra Universitária apresentam os resultados dos projetos de iniciação científica desenvolvidos na Unoesc, além de trabalhos de ensino e extensão. O evento acontece simultaneamente nos campi de Joaçaba, São Miguel do Oeste, Videira, Xanxerê e Chapecó. Até sexta-feira, deverão ser apresentados 426 trabalhos relacionados à pesquisa, ensino e extensão. Grande parte das pesquisas socializadas foi desenvolvida em 2013 e 2014, e alguns projetos estão sendo desenvolvidos desde o segundo semestre de 2012. Os anais digitais dos trabalhos apresentados podem ser acessados aqui.