Dia da Água é marcado por atividades de conscientização na Unoesc
A Unoesc realizou, na terça-feira (22), diversas atividades de conscientização para marcar o Dia Mundial da Água. Escolas participaram de palestras com a professora, doutora Eliandra Mirlei Rossi, e de visitas guiadas no Laboratório de Microbiologia da Universidade, onde são realizadas as análises de água. Os estudantes puderam visualizar no microscópio água contaminada por protozoários, […]
Publicado em 24/03/2022
Por Unoesc
A Unoesc realizou, na terça-feira (22), diversas atividades de conscientização para marcar o Dia Mundial da Água. Escolas participaram de palestras com a professora, doutora Eliandra Mirlei Rossi, e de visitas guiadas no Laboratório de Microbiologia da Universidade, onde são realizadas as análises de água. Os estudantes puderam visualizar no microscópio água contaminada por protozoários, por minerais como ferro, carbonato de cálcio e magnésio.
A atividade mostrou que um copo de água com ausência de cor, odor e gosto pode esconder micro-organismos invisíveis ao olho nu. Assim, pode se tornar um veículo de várias doenças gastrointestinais, tais como: amebíase, giardíase, ascaridíase, salmonelose, rotavirose, hepatite A, gastrite por Helicobacter pylori e cólera.
O estudante do Colégio Unoesc, Caetano Scramim Pichetti, conta que as atividades foram importantes para a conscientização dos alunos.
— Não imaginava que a água sem cor, sem gosto e sem cheiro pudesse abrigar tantos seres microscópicos, e que sem os devidos tratamentos, pode ser prejudicial ao nosso organismo. Por isso, é importante cuidarmos da água — destaca o aluno.
Segundo a professora, doutora Eliandra Mirlei Rossi, a ação teve o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de consumir água com qualidade.
— Neste ano, percebemos que ações como as visitas guiadas no Laboratório de Microbiologia e os vídeos divulgados nas redes sociais, associado à divulgação nos meios de comunicação, despertaram na comunidade a curiosidade em conhecer a qualidade da água que consome — observa a professora.
Durante essa semana, foram divulgados diversos vídeos e conteúdos informativos sobre o tema nas redes sociais da Unoesc. A acadêmica Marina Mees ganhou a análise de água do sorteio realizado no Instagram da Universidade.