Dia da Unoesc na Comunidade oferece serviços gratuitos à população
O Dia da Unoesc na Comunidade reuniu, no final do mês de setembro, centenas de pessoas na praça Walnir Bottaro Daniel em São Miguel do Oeste. Durante o dia, a comunidade participou de atividades culturais, educativas, sociais e promoção e prevenção à saúde. — A Unoesc, como universidade comunitária, tem um papel fundamental para o […]
Publicado em 02/10/2017
Por Unoesc
O Dia da Unoesc na Comunidade reuniu, no final do mês de setembro, centenas de pessoas na praça Walnir Bottaro Daniel em São Miguel do Oeste. Durante o dia, a comunidade participou de atividades culturais, educativas, sociais e promoção e prevenção à saúde.
— A Unoesc, como universidade comunitária, tem um papel fundamental para o desenvolvimento das instituições e das pessoas do seu entorno. O evento permitiu apresentar à sociedade ações pontuais que a Unoesc desenvolve constantemente, por meio de seus cursos de graduação — destaca o diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, professor Evelácio Kaufmann.
Durante o evento, o curso de Administração apresentou a mostra fotográfica da trajetória da Unoesc e do curso no período compreendido de 1986 a 2016. Além disso, arrecadou brinquedos e livros. Já professores e acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo prestaram consultoria sobre construção, plano diretor e código de obras.
Ciência da Computação recolheu impressoras, notebooks, tablets, monitores e computadores para recuperá-los e doá-los ao Abrigo Institucional Cantinho Acolhedor de São Miguel do Oeste. Quem entregou o equipamento recebeu mudas de temperos, produzidas pelo curso de Agronomia. Ciências Contábeis distribuiu cartilhas com diretrizes básicas para auxiliar as famílias no controle das finanças pessoais.
Os participantes do evento também fizeram avaliação antropométrica e receberam orientações do curso de Educação Física sobre estilo de vida mais saudável. No dia, acadêmicos e professores de Fisioterapia realizaram avaliação da função pulmonar e da distribuição da descarga do peso sobre os pés. Psicologia distribuiu uma cartilha sobre a rede de atenção em saúde e serviços de assistência do município de São Miguel do Oeste.
Engenharia de Alimentos orientou a população sobre como fazer o reaproveitamento da matéria-prima alimentícia e como ter uma alimentação saudável. No dia, também foi coletado óleo de cozinha usado para ser reciclado. Quem levou o óleo para ser reciclado recebeu um sabão, produzido pelo curso de Agronomia. Já o Laboratório de Microbiologia destacou a importância de fazer a análise da água e mostrou micro-organismos e parasitas encontrados em águas e em alimentos contaminados.
No evento, professores e acadêmicos de Medicina Veterinária sanaram dúvidas e prestaram esclarecimentos à população sobre a saúde dos animais. Pedagogia demonstrou as práticas pedagógicas desenvolvidas durante a graduação, além de promover contação de histórias e pinturas faciais para crianças. Engenharia Civil apresentou trabalhos dos acadêmicos e o curso de Farmácia realizou a coleta de medicamentos vencidos. Direito também esteve presente no Dia da Unoesc na Comunidade.
O público pôde sanar dúvidas com o Serviço de Atendimento ao Estudante (SAE), sobre o Programa Universidade para Todos (ProUni), Programa de Financiamento Estudantil (Fies), Programa de Crédito Educativo da Universidade e outras bolsas de estudo, além de receber informações sobre o Vestibular e o Seletivo Especial da Unoesc, que estão com as inscrições abertas no site.
Coleta de Óleo de Cozinha e de Equipamentos de Informática
O curso de Ciência da Computação dará continuidade, até o final do ano, à coleta de monitores, computadores, impressoras, notebooks e tablets usados, em funcionamento ou não, para recuperá-los e, posteriormente, doá-los ao Abrigo Institucional Cantinho Acolhedor de São Miguel do Oeste. O objetivo é contribuir para um futuro mais verde e tecnológico.
A comunidade também poderá, ao longo do ano, entregar na Unoesc o óleo de cozinha usado e, assim, evitar prejuízos ambientais. A coleta está sendo feita pelo curso de Engenharia de Alimentos. O óleo será utilizado pelo curso de Agronomia para fazer sabão, que será doado a entidades.