Página inicial O que acontece Diplomada conta sobre as oportunidades e desafios para ingressar na docência
Graduação Diplomados Videira

Diplomada conta sobre as oportunidades e desafios para ingressar na docência

Como forma de valorizar e incentivar o acadêmico que se forma, a Unoesc Videira oferece oportunidades para que estudantes depois de formados permaneçam na instituição como docentes no curso de origem. Um exemplo disso é a diplomada do curso de Nutrição, Marceli Pit Coser, integrante da primeira turma do curso, há 4 anos atua como […]


Como forma de valorizar e incentivar o acadêmico que se forma, a Unoesc Videira oferece oportunidades para que estudantes depois de formados permaneçam na instituição como docentes no curso de origem. Um exemplo disso é a diplomada do curso de Nutrição, Marceli Pit Coser, integrante da primeira turma do curso, há 4 anos atua como professora de componentes diversos.

Marceli conta que, além da sala de aula, também atua em consultório fazendo atendimentos clínicos, e como responsável técnica do setor de dietoterapia em um hospital da região.

Na graduação, ela ministra aulas na área de Nutrição Clínica, Nutrição nos Ciclos de Vida; Nutrição Materno-infantil; Avaliação Nutricional; Dietoterapia I, Dietoterapia II; Suporte Enteral e Parenteral; Estágios Supervisionados na área de Clínica; Orienta Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), além de integrar o colegiado do curso de Educação Física, com o componente curricular Nutrição Aplicada à Atividade Física. Também, desenvolve trabalho com a Universidade da Terceira Idade (UNITI), nos temas Alimentação Saudável, Plantas Medicinais/Fitoterapia e Fitoterapia na Gastronomia.

Como descobriu a Nutrição

Marceli ressalta que a escolha pelo curso de Nutrição da Unoesc Videira veio após a realização de alguns testes vocacionais, visto que na época não havia computadores nem telefones com acesso à internet e, através do teste teve acesso a informações sobre o curso de Nutrição.

— Desde que meus testes vocacionais apontavam para esta profissão, procurei mais informações e ficou nítido para mim, que era isso que eu queria ser e fazer, uma vez que eu mesma precisava, pois já sofri com excesso de peso e compulsão alimentar. Além de ter me auxiliado a entender esse universo tão amplo da nutrição e a me tratar, hoje consigo auxiliar outras pessoas, e isso é muito gratificante — afirmou.

 Antes mesmo do curso de Nutrição ser ofertado na Unoesc Videira, enquanto eu frequentava o ensino médio, já ambicionava essa graduação, porém já estava me conformando em fazer outro curso, visto que eu não tinha condições financeiras para estudar em outra cidade. Mas, então, o curso foi anunciado, e para minha surpresa e felicidade a primeira turma abriu, da qual fiz parte.

Ela conta que enquanto acadêmica admirava a docência e tentava se imaginar nesta área. No entanto, acreditava ser uma realidade muito distante, principalmente pela limitação de oportunidades na região, já que nunca teve pretensão de sair da cidade e desbravar uma oportunidade fora.

— Significa a realização de um sonho. Foi um desafio muito grande. Encarei com muita vontade e determinação para mostrar o meu melhor, pois era uma das minhas metas de vida chegar à docência. Embora sem experiência em sala de aula, o desafio me fez crescer em vários outros aspectos, já que ensinar é, também, um aprender constante — afirmou Marceli.

Como ter sucesso na profissão

Como alerta aos futuros profissionais, Marceli Pit Coser garante que o sucesso não vem sem esforço e dedicação. Amar a profissão e ao próximo é a primeira etapa do sucesso, que se constrói em cada ação, principalmente tendo empatia, respeito, humidade, e buscando 

 constantemente, aperfeiçoamento. Dificuldades e dúvidas sempre vão surgir, mas é preciso acreditar e ir à luta, ter esperança e dedicação. Ninguém precisa saber tudo, mas buscar a excelência no que se dispuser a fazer é fundamental.

— Eu tenho um carinho e admiração muito grande pela Unoesc, onde me formei e que hoje me acolhe como educadora. Minha gratidão também, à professora e coordenadora, Ana Paula Ariotti, que confiou no meu trabalho. Em 2010, eu estava aguardando o dia da formatura, e hoje, consigo ver o quanto evolui na minha carreira. Devo muito à Unoesc e ao curso de Nutrição pelas oportunidades — finalizou.

 

Formação

Marceli Pit Coser é graduada em Nutrição pela Unoesc Videira, pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia pela PUC-PR; mestrado em Ciência e Biotecnologia Unoesc Videira e  especialização em Fitoterapia pela ASBRAN.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.