Página inicial O que acontece Diplomada de Psicologia presta apoio a imigrantes venezuelanos em Videira
Graduação Diplomados Videira

Diplomada de Psicologia presta apoio a imigrantes venezuelanos em Videira

A psicóloga Lais Helena da Silva, recém-graduada em Psicologia pela Unoesc Videira, foi contratada por uma associação para serviço internacional em auxílio aos imigrantes que buscam melhoria de vida. Lais desenvolverá processos de consultoria e apoio psicossocial a refugiados e imigrantes venezuelanos, interiorizados no município. Conforme a diplomada, suas atividades profissionais,  em diversas etapas,  consistem […]


A psicóloga Lais Helena da Silva, recém-graduada em Psicologia pela Unoesc Videira, foi contratada por uma associação para serviço internacional em auxílio aos imigrantes que buscam melhoria de vida. Lais desenvolverá processos de consultoria e apoio psicossocial a refugiados e imigrantes venezuelanos, interiorizados no município.

Conforme a diplomada, suas atividades profissionais,  em diversas etapas,  consistem na organização da logística de chegada dos imigrantes, planejamento e orientação sobre os locais em que irão residir, mapeamento e acompanhamento dos indivíduos e famílias em maior vulnerabilidade, articulação com as secretarias municipais para garantia de aceso aos serviços públicos e assistência básica, profissional, além de orientação e acompanhamento psicossocial até que estejam completamente inseridos.

Para Lais, a formação integralista no curso permitiu não apenas o conhecimento dos processos psicológicos, mas a preparou para compreender as estratégias de atuação psicossocial e intervir.

—Embora a Psicologia, no cotidiano, esteja muito associada à clínica, o fazer do psicólogo vai muito além. Sou grata pela formação ter me proporcionado um arsenal técnico tão vasto, que me permite hoje atuar nesta área tão rica e que necessita de suporte – refletiu Lais.

O projeto “Acolhidos por meio do trabalho” tem o objetivo de melhorar o acesso para o trabalho formal a migrantes e refugiados venezuelanos e também para a população brasileira mais vulnerável. Sua atuação ocorre no âmbito da promoção e integração, por meio do emprego a refugiados e migrantes venezuelanos e outras pessoas vulneráveis no Brasil, projeto denominado “Acolhidos por meio do trabalho”, iniciativa proposta pela Associação Voluntários Para o Serviço Internacional (AVSI) no Brasil, uma organização brasileira, sem fins lucrativos, criada para contribuir na melhoria das condições de vida de pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade.

Para o coordenador do curso de Psicologia da Unoesc Videira, professor Dr. Adriano Schlösser, a área de inserção profissional da egressa, reflete as múltiplas capacidades técnicas dos acadêmicos do curso que são desenvolvidos no período formativo.

—Nossos alunos são preparados para atuar em diversos espaços profissionais: empresas, organizações não governamentais (ONGs), hospitais, equipes multiprofissionais, escolas, além do contexto clínico. Nossa egressa, pouco tempo depois de formada, já foi aprovada em uma vaga de alta exigência técnica. — finaliza o professor.  

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.