Página inicial O que acontece Diplomada do curso de Engenharia Civil inicia no PPGEC na Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Diplomados Graduação Joaçaba

Diplomada do curso de Engenharia Civil inicia no PPGEC na Universidade Tecnológica Federal do Paraná

A diplomada do curso de Engenharia Civil da Unoesc Joaçaba, Sandileia Recalcatti, iniciou este ano, via processo seletivo, no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Curitiba. Atualmente, Sandileia é vice representante discente dos alunos no PPGEC da UTFPR, atuando como bolsista da instituição. A mestranda desenvolve […]


A diplomada do curso de Engenharia Civil da Unoesc Joaçaba, Sandileia Recalcatti, iniciou este ano, via processo seletivo, no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Curitiba. Atualmente, Sandileia é vice representante discente dos alunos no PPGEC da UTFPR, atuando como bolsista da instituição.

A mestranda desenvolve sua pesquisa na área de Construção Civil, na linha de pesquisa Gestão e Sustentabilidade na Construção, relacionada à métodos de predição de Resíduos de Construção e Demolição utilizando aprendizado de máquina (machine learning), e é orientada pelo professor doutor André Nagalli, autor de importantes livros utilizados por Sandileia ainda na graduação, em seu projeto de pesquisa.

Sandileia relata que o interesse pelo mestrado surgiu durante a graduação, enquanto a acadêmica desenvolvia o projeto de pesquisa intitulado “Avaliação das condições de geração, coleta, armazenamento e tratamento de resíduos sólidos residenciais, de construção civil e industriais no município de Joaçaba – SC”, sob orientação da professora Gislaine Luvizão, sua maior incentivadora a seguir a área acadêmica.

A diplomada afirma que a iniciação científica durante a graduação foi de grande importância, pois proporcionou a obtenção de conhecimento teórico e prático sobre o assunto de sua dissertação de mestrado, e ainda, aconselha aos alunos que desejam seguir na área acadêmica a participarem de programas de iniciação científica, uma vez que são um excelente pré-requisito para ingressar no mestrado e seguir como pesquisador.

— O curso de Engenharia Civil da Unoesc supre perfeitamente os conhecimentos primordiais necessários para cursar as disciplinas do mestrado e enfatiza que o curso proporciona uma ótima base de formação — ressalta a pesquisadora.

Em relação ao conhecimento de uma segunda língua, Sandileia aponta que é de extrema importância, já que todos os pesquisadores do programa devem realizar o exame de proficiência em Inglês. Além disso, grande parte das publicações utilizadas durante a pós-graduação são nessa língua.

Por fim, Sandileia agradece à Unoesc e ao curso de Engenharia Civil, especialmente às professoras Gislaine Luvizão e Scheila Lockstein, por todo o apoio prestado durante a iniciação científica e pela oportunidade de falar sobre pesquisa.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.