Página inicial O que acontece Diplomada do PPGD da Unoesc apresenta tese de Doutorado a mestrandos
Notícia Mestrado Doutorado Chapecó

Diplomada do PPGD da Unoesc apresenta tese de Doutorado a mestrandos

A professora Doutora Cláudia Cinara Locateli, diplomada do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Unoesc Chapecó, ministrou palestra aos mestrandos que cursam o componente curricular “Desenvolvimento Humano e Interculturalidade”. A atividade foi realizada no dia 6 de junho, por meio da professora Doutora Thais Janaína Wenczenovicz.

Na oportunidade, a pesquisadora apresentou o percurso metodológico, os desafios, os obstáculos, além dos principais resultados da tese de Doutorado intitulada “Autonomia decisória, maternagem e cuidado: ampliação das dimensões eficaciais dos direitos humanos e fundamentais das mulheres empobrecidas e racializadas no constitucionalismo de gênero”. O trabalho foi desenvolvido com base nas epistemologias do Sul e do constitucionalismo crítico.

A pesquisa está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa (GEP) intitulado “Interculturalidade, Intersubjetividade e Personalidade: Gênero, Orientação Sexual, Raça e Etnia”, coordenado pelas professoras Doutoras Thais Janaína Wenczenovicz e Riva Sobrado de Freitas.  O GEP tem se dedicado a temas convergentes à tese, o que motivou o convite.

O momento foi marcado pela troca de experiências, contribuições teóricas e socialização das pesquisas, cumprindo com a missão institucional do PPGD da Unoesc de consolidar propostas consistentes que impactam no desenvolvimento local, regional e nacional.

— O momento marcante da atividade foi reconhecer como se efetiva e consolida a construção de uma tese, além de como alguns temas que estão próximos no dia a dia possuem relevância social e, quando adentram na projeção de uma pesquisa, podem colaborar com a Ciência Jurídica — destacou a estudante Marlone Maira Rosa, mestranda ingressante em 2024.