Diplomado da Unoesc participa da Mostra Sul Blumenau de arquitetura e design
Mais de 30 expositores de cidades catarinenses estão assinando a decoração de 40 ambientes divididos entre três pisos de um Castelo localizado no bairro Bom Retiro, em Blumenau, na Mostra Sul que acontece até o dia 9 de dezembro. O evento está na quarta edição, sendo a segunda em Santa Catarina. A Mostra Sul apresenta […]
Publicado em 13/11/2018
Por Unoesc
Mais de 30 expositores de cidades catarinenses estão assinando a decoração de 40 ambientes divididos entre três pisos de um Castelo localizado no bairro Bom Retiro, em Blumenau, na Mostra Sul que acontece até o dia 9 de dezembro. O evento está na quarta edição, sendo a segunda em Santa Catarina.
A Mostra Sul apresenta as novas tendências de arquitetura, design, paisagismo e decoração, bem como a criatividade dos profissionais, com muitas novidades, lançamentos e conceitos contemporâneos.
O arquiteto Geovani Capelina, diplomado da Unoesc Xanxerê e que atualmente atua na região do Vale do Itajaí, é um dos profissionais convidados para dar vida à casa, um imóvel rico e cheio de memórias, construído em 1932.
— A minha principal dica para harmonizar um ambiente é a busca incessante por novos produtos, materiais, artistas, informações de tendências, moda e pioneirismo. É fundamental que para a composição harmônica de um ambiente, todas as condicionantes sejam analisadas, como iluminação e ventilação natural e artificial, composição de texturas, cores e padronagens de estampas e acima de tudo o contexto e imagem a ser criada e transmitida ao usuário final — enfatiza o arquiteto Geovani Capelina.
A premissa do projeto foi criar um ambiente aconchegante, com tons terrosos, verdes e com muita luz natural, pois conta com cinco janelas enormes em vidro e madeira. Devido a falta de conservação da casa, o teto e o piso originais estavam muito deteriorados, desta forma foi preciso fazer um trabalho de paginação no teto e no chão. Resolveu-se então criar marcenaria no teto, aplicação de piso laminado, rodapés, papéis de parede com variadas texturas e na decoração peças que não fossem apenas objetos, mas sim que tivessem valor artístico, sendo que todos os materiais de revestimentos no local, são apresentados como lançamento de grandes empresas nacionais e internacionais.
— As referências que compõe o projeto são variadas, mas vem principalmente das vivências em busca de novos conhecimentos em relação à arte, cultura, materiais, tecnologias e profissionais pioneiros do mercado. A importância da equipe para composição de um trabalho é inquestionável, pois para se criar um bom trabalho é indispensável um bom projeto e uma excelente execução e isso só é possível com a criação de ótimas parcerias — finalizou.
O arquiteto destacou ainda que o conceito do espaço está ligado ao íntimo, ao interno. O nome da sala íntima amor maior, está ligado ao amor próprio, um espaço para pensamentos, planejamentos e composições de futuro.
*Com informações de Cirio Bohn.