Diplomado Surdo da Unoesc é destaque no ensino de libras nas escolas
Um egresso do Curso de Educação Física da Unoesc Chapecó ensina libras no Centro de Educação Municipal (Ceim) Aquarela, no Bairro Passo dos Fortes, em Chapecó. O professor Rudinei Albani, Rudi, como é conhecido por lá, é surdo e começou a trabalhar como professor de educação física na escola em 2015. Por enfrentar dificuldades para se […]
Publicado em 15/07/2019
Por Unoesc
Um egresso do Curso de Educação Física da Unoesc Chapecó ensina libras no Centro de Educação Municipal (Ceim) Aquarela, no Bairro Passo dos Fortes, em Chapecó. O professor Rudinei Albani, Rudi, como é conhecido por lá, é surdo e começou a trabalhar como professor de educação física na escola em 2015.
Por enfrentar dificuldades para se comunicar com os alunos, pais e professores, foi criado o projeto “Mãos que Falam” para ensinar libras à comunidade escolar. O projeto acontece desde o ano de 2016 e foi elaborado por Rudi com a coordenação da escola.
— No início foi muito difícil chegar aqui e não conseguir me comunicar com ninguém. As aulas de educação física também eram complicadas. Depois que nós começamos a desenvolver esse projeto a minha relação com toda a comunidade escolar melhorou muito —, relata
Todas as turmas participam das aulas de libras semanalmente. Ao todo, são 420 crianças de quatro meses a seis anos de idade, divididas em 20 turmas. O projeto “Mãos que Falam” também inclui aulas de libras para os familiares das crianças. O curso para a família acontece das segundas-feiras à noite e é gratuito. Já para os outros professores, Rudi ensina libras em encontros quinzenais.
Para facilitar o processo, as aulas contam com a presença de uma intérprete de libras. Por incluir até mesmo bebês, a metodologia de ensino é lúdica. Durante as aulas, o professor utiliza figuras e objetos selecionados de acordo com a faixa etária do aluno. As aulas ensinam a comunicação básica, como o alfabeto, os alimentos e as cores.
Além de gerar interação entre surdos e não-surdos, ensinar libras para crianças ouvintes melhora a coordenação motora e estimula as habilidades cognitivas do cérebro. Por ser uma linguagem visual, o ensino de libras também desenvolve a capacidade de atenção a expressão corporal.
O professor Rudi destaca que o outro benefício do ensino de libras para crianças ouvintes é a inclusão social de pessoas surdas.
— É importante aprender libras na infância porque no futuro essas crianças terão contato com outras pessoas surdas e isso vai fazer com que essa relação seja mais simples para as duas partes —, enfatiza.
*Texto Unoesc Chapecó, com informações de Diário do Iguaçu