Diretor da Visan enaltece área da Engenharia Ambiental e Sanitária
“O Novo Marco Legal do Saneamento, Lei nº14.026, aprovada em 2020, está aquecendo o mercado de trabalho para profissionais com formação na área de Engenharia Sanitária e Ambiental”. Esta afirmação foi feita por Sandro Caregnato, diretor da Videira Saneamento (Visan), empresa responsável pelo tratamento e distribuição de água no município de Videira. Sandro explica que a nova […]
Publicado em 22/11/2021
Por Unoesc
“O Novo Marco Legal do Saneamento, Lei nº14.026, aprovada em 2020, está aquecendo o mercado de trabalho para profissionais com formação na área de Engenharia Sanitária e Ambiental”. Esta afirmação foi feita por Sandro Caregnato, diretor da Videira Saneamento (Visan), empresa responsável pelo tratamento e distribuição de água no município de Videira.
Sandro explica que a nova lei fixa prazo até 2033 como data limite, para que seja feita a universalização dos serviços de saneamento em todo o país, e isso, além dos benefícios para a qualidade de vida de toda a população, tem impulsionado o mercado de trabalho que já está aquecido.
—São 12 anos de prazo para que os gestores públicos atendam 99% das residências urbanas com água potável e promovam, pelo menos, 90% do seu esgotamento sanitário. O engenheiro sanitarista e ambiental é o profissional que pode dar suporte a este desafio, que somente será vencido se tivermos profissionais formados nessa área—garantiu.
Segundo o diretor da Visan, eles são profissionais essenciais para desenvolver o trabalho relacionado à água, desde a sua preservação, captação, tratamento e distribuição, até o tratamento e esgotamento sanitário. Sandro relaciona o curso oferecido pela Unoesc Videira como uma grande oportunidade para quem quer ajudar o Brasil a preservar suas fontes de recursos naturais como a água e dar a destinação adequada ao grande volume de dejetos e lixos produzidos diariamente.
—Sabemos que há uma árdua tarefa pela frente, como o exposto pelo Novo Marco Legal do Saneamento. É, sem dúvida, uma área essencial para o desenvolvimento desse megaprojeto que o Brasil abraçou e precisamos que vocês venham trabalhar conosco. Façam o curso e as especializações necessárias, que com certeza, vocês terão muitas oportunidades enquanto profissionais nessa área— finalizou.
O CURSO
O curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Unoesc Videira prepara o aluno para trabalhar com o planejamento, produção, gestão, fiscalização e desenvolvimento sustentável dos recursos naturais. O engenheiro sanitarista e ambiental é o responsável pelo desenvolvimento consciente dos projetos que exploram os recursos ambientais, como o saneamento básico, a coleta e o descarte do lixo. O profissional também, avalia o impacto das obras e da poluição, causado pelas indústrias.
MERCADO DE TRABALHO
O profissional formado tem boas oportunidades de trabalho. A área que mais oferece vagas é a do setor de saneamento e abastecimento de água. As empresas públicas e privadas oferecem vagas em diversos setores, tais como sistemas de esgotamento sanitário individual ou coletivo, gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, domésticos e de saúde, controle sanitário de ambientes, instalações prediais hidrossanitárias, monitoramento de impactos ambientais, licenciamentos ambientais, entre outros.