Dirigentes e professores da Unoesc socializam a aprovação do Doutorado em Biociências e Saúde
Publicado em 05/11/2024
Por Imprensa Unoesc
A tarde de segunda-feira (4) foi de socialização a respeito do trabalho realizado em prol da aprovação do Doutorado em Biociências e Saúde, que se concretizou após a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no mês passado. Em reunião realizada no Prédio Administrativo da Unoesc Joaçaba, dirigentes da Unoesc e professores do Programa de Pós-graduação em Biociências e Saúde (PPGBS) comemoraram a conquista, comentaram sobre o processo de aprovação e as expectativas para o futuro.
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, professor Kurt Schneider, o projeto, visando a aprovação do Doutorado, começou a ser desenvolvido há cerca de oito meses de forma conectada ao movimento que a Instituição tem feito na área da saúde no Extremo-Oeste catarinense.
— O Programa é mais um incentivo à formação de alto nível, uma vez que os professores que estão envolvidos, atualmente, são pesquisadores de excelência, com projetos nacionais e internacionais de grande valor para a sociedade — comentou Kurt.
Com duração de quatro anos, o Doutorado em Biociências e Saúde é voltado a profissionais e docentes da área da saúde que já tenham concluído o Mestrado e queiram aprimorar a formação acadêmica.
— A formação de doutorado, além de ser um destino natural para quem gosta e deseja seguir na carreira acadêmica, é a maior etapa de formação para um pesquisador. Estamos aguardando a publicação, por parte do Ministério da Educação, da portaria que permitirá a abertura da turma, com a expectativa de que ainda em 2025 consigamos ofertar as vagas — completou a coordenadora do PPGBS, professora Doutora Fabiana Meneghetti Dallacosta.
O PPGBS da Unoesc tem ênfase em estudos avançados e pesquisa interdisciplinar, abordando temas como doenças crônicas não transmissíveis, envelhecimento, políticas públicas e gestão em saúde, biomarcadores e neurociências, entre outros, contribuindo para o avanço da ciência e para o desenvolvimento regional.
— O Doutorado em Biociências e Saúde é uma conquista de um grupo altamente comprometido. Registramos nosso agradecimento a todos os professores que ao longo do tempo se dedicaram em suas publicações, colaborando intensamente com nossa Graduação e que trouxe mais esse importante resultado para nossa Instituição — afirmou o reitor da Unoesc, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco.