Discentes do Mestrado apresentam resultados de pesquisa a prefeituras
As discentes do Mestrado Profissional em Administração da Unoesc em Chapecó, Cristiane Batista, Fernanda Cassol, Naiane Fuzinatto e Thaíris Granzotto, realizaram um estudo técnico comparativo nas cidades de Centenário/RS e Planalto Alegre/SC com o objetivo de identificar a relevância da participação de cooperativas de produção no desenvolvimento regional, bem como os impactos da falta destas. […]
Publicado em 25/09/2017
Por Unoesc
As discentes do Mestrado Profissional em Administração da Unoesc em Chapecó, Cristiane Batista, Fernanda Cassol, Naiane Fuzinatto e Thaíris Granzotto, realizaram um estudo técnico comparativo nas cidades de Centenário/RS e Planalto Alegre/SC com o objetivo de identificar a relevância da participação de cooperativas de produção no desenvolvimento regional, bem como os impactos da falta destas. A pesquisa é parte integrante da disciplina de Desenvolvimento Regional, ministrada pelo Professor Doutor Rógis Juarez Bernardy, e no processo metodológico se aplicou uma Matriz de Condicionantes, Potencialidades e Deficiências (CPD) e as medidas interventivas para cada um dos municípios estudados.
Na manhã da sexta-feira, 1º de setembro de 2017, as mestrandas Cristiane e Fernanda estiveram no município de Planalto Alegre para reportar os resultados obtidos no estudo aos representantes da Prefeitura Municipal, Odirlei Hans, secretário da Administração e Lucélia Hans Dallastra, Secretária de Agricultura e Meio Ambiente. No encontro foram apresentadas, além da Matriz CPD, as medidas interventivas levantadas pelas autoras do trabalho.
Também com a finalidade de reporte dos resultados, na manhã da quarta-feira, 06 de setembro de 2017, a mestranda Naiane juntamente com o Professor Rógis, estiveram na Prefeitura Municipal de Centenário, sendo recebidos pelo secretário da Fazenda, Sr. Leandro Keller, para a apresentação da respectiva Matriz e das medidas interventivas sugeridas para implementação, e posteriormente apresentados ao prefeito do município, Sr. Hilário José Kolassa.
Em ambos os encontros foram entregues cópias do trabalho para que os representantes dos municípios interessados possam explorar e compreender mais detalhadamente os elementos inseridos nas dimensões da matriz, bem como avaliar as possibilidades de implantação das medidas sugeridas, de acordo com suas realidades locais.
*Texto Mestrado Unoesc