Página inicial O que acontece Docentes do Mestrado em Sanidade e Produção Animal participam de curso sobre métodos genômicos para identificar resistência a antimicrobianos na Saúde Única
Notícia Mestrado Xanxerê

As docentes do Programa de Pós-graduação em Sanidade e Produção Animal (PPGSPA) e do curso de Medicina Veterinária da Unoesc Xanxerê, professoras Doutoras Cláudia Balzan e Simone Silveira, participaram do curso “CABBIO – Mecanismos genômicos associados à resistência antimicrobiana no contexto da Saúde Única”, organizado pelo Centro de Acesso Livre para Análises Genômicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

O curso ocorreu entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, no Campus Ciências Agrárias (CCA) da Univasf, em Petrolina (PE).

O primeiro dia contou a realização de um simpósio com palestras ministradas por pesquisadores nacionais e internacionais sobre genômica, metagenômica e resistência aos antimicrobianos no contexto da Saúde Única. O segundo dia foi dedicado a uma atividade teórico-prática sobre técnicas de avaliação de resistência antimicrobiana ministrada pelo professor Doutor Mateus Matiuzzi, no Laboratório de Microbiologia e Imunologia Animal da Universidade. No terceiro dia, os participantes aprenderam sobre o preparo de bibliotecas para sequenciamento de alta performance no sequenciador MiSeq™ (Illumina Inc.), com os professores Doutores João Gouveia e Gisele Veneroni Gouveia, no Laboratório de Genética e Biotecnologia. Nos últimos dois dias, foram ministradas aulas práticas por João e Gisele, no Laboratório de Bioinformática, sobre análises de genomas bacterianos e metagenômica para caracterização de resistência aos antimicrobianos.

O curso reuniu discentes de pós-graduação e docentes/pesquisadores de dez estados brasileiros e de seis países da América do Sul. Além do conhecimento técnico adquirido, foi possível dialogar e discutir projetos e possíveis parcerias com pesquisadores de outras instituições de ensino/pesquisa brasileiras ou estrangeiras.

Por conseguinte, a participação das docentes nesse curso aprofundou seus conhecimentos na área e permitiu a consolidação e o início de parcerias que auxiliarão na execução dos projetos do PPGSPA que já estão em andamento, no planejamento de novos projetos e também possibilitará a formação de mais recursos humanos na área.