Docentes do PPGSPA realizam workshop internacional na área de sanidade e produção animal
Publicado em 20/12/2024
Por Imprensa Xanxerê
No dia 6, foi realizado o “3º Workshop de Pesquisas Internacionais em Sanidade e Produção Animal”, promovido pelos docentes do Programa de Pós-graduação em Sanidade e Produção Animal (PPGSPA) da Unoesc Xanxerê. O evento reuniu discentes do Mestrado e dos cursos de Graduação em Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia, além de profissionais da área.
Com o intuito de avançar na internacionalização do PPGSPA, o workshop foi idealizado após discussões conjuntas com o colegiado, visando promover uma verdadeira troca de conhecimentos em nível global com renomados pesquisadores internacionais nas áreas de sanidade e produção animal. O evento contou com a participação de palestrantes que atuam como pesquisadores em uma empresa dos Estados Unidos e em uma universidade do Canadá, enriquecendo o diálogo acadêmico e científico.
O Doutor Guilherme Milanez Preis, atual gerente de Performance de Produto da empresa Topigs Norsvin, nos Estados Unidos, proferiu a palestra “Gestão Inteligente de Dados na Suinocultura: Otimizando Produção e Saúde Animal”. Durante sua apresentação, destacou a relevância de uma coleta de dados eficiente, aliada à análise criteriosa dessas informações, capazes de identificar potenciais problemas de saúde e manejo dos animais. Essa abordagem contribui diretamente para a melhoria da tomada de decisões nas atividades diárias realizadas nas granjas de suínos, promovendo maior eficiência produtiva e sanitária.
O professor e pesquisador Doutor Werner Giehl Glanzner, da McGill University, do Canadá, ministrou a palestra “Aplicação da edição gênica na produção e sanidade animal”. Durante sua palestra, abordou as potencialidades da edição gênica como ferramenta inovadora para a melhoria da produtividade e o fortalecimento da saúde animal, destacando seu papel na resolução de problemas presentes na produção de suínos e bovinos.
A coordenadora do PPGSPA, professora Giovana Camillo, destaca que o evento, além de promover a ampliação das redes de pesquisa com instituições internacionais, proporciona uma oportunidade valiosa para o compartilhamento de conhecimento e a atualização sobre as pesquisas mais recentes na área de sanidade e produção animal.
— Trata-se também de uma ocasião única para fomentar a interação entre docentes e discentes, tanto da Graduação quanto do Mestrado, com renomados profissionais internacionais, enriquecendo o ambiente acadêmico e fortalecendo as colaborações científicas — comentou Giovana.
A discente do Mestrado, Bárbara Santinon Batistella, relata:
— O workshop abordou assuntos interessantes aplicados na área fora do país, agregando mais conhecimento sobre as novas tecnologias e suas aplicações na sanidade e produção animal no conceito internacional. Os palestrantes abordaram os temas de forma clara e objetiva.
O evento fortaleceu a internacionalização e o intercâmbio de conhecimento nas áreas de sanidade e produção animal. A presença de palestrantes renomados e a abordagem de temas inovadores e relevantes proporcionaram uma experiência enriquecedora para os participantes, incentivando novas perspectivas aplicadas e científicas.