Doutorandos em Administração da Unoesc ministram Oficina sobre Coleta e Análise de Dados
O curso de Administração da Unoesc tem como requisito parcial para a formação do acadêmico a realização do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, ofertado na sétima fase e que tem por objetivo integrar o conhecimento adquirido durante o curso, fomentando o empreendedorismo e a visão sistêmica da profissão do Administrador. Como forma de […]
Publicado em 24/05/2022
Por Unoesc
O curso de Administração da Unoesc tem como requisito parcial para a formação do acadêmico a realização do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, ofertado na sétima fase e que tem por objetivo integrar o conhecimento adquirido durante o curso, fomentando o empreendedorismo e a visão sistêmica da profissão do Administrador.
Como forma de otimizar os estudos, a coordenação do curso de Administração da Unoesc de Capinzal, em parceria com o curso de Doutorado Acadêmico em Administração da Instituição realizaram, no dia 17 de maio, uma Oficina de Coleta e Análise de Dados.
Na oportunidade, os doutorandos Ana Cláudia Lara, Edson Kuzma e Péricles Luiz Brustolin conversaram, com os acadêmicos e acadêmicas da sétima fase do curso de Graduação em Administração, sobre as técnicas de coleta de dados quantitativos, técnicas de entrevistas e protocolos de observação, e também sobre a teoria fundamentada em dados, estratégias de pesquisa que estão utilizando em seus estudos no Doutoramento.
Para o assessor da coordenação do curso de Administração da Unoesc de Capinzal e professor orientador de TCC, Rodrigo André Fernandes, um estudo científico, planejado e desenvolvido com a utilização de métodos e técnicas de pesquisa adequados contribui para que o pesquisador obtenha êxito no resultado/objetivo do estudo.
— Esta atividade realizada com os doutorandos engrandece os estudos por meio da troca de experiências e da visualização da aplicação prática da metodologia da pesquisa em estudos acadêmicos — ressaltou o professor.
A professora orientadora Rose Mari Reginatto destacou a importância e a contribuição desta oficina para os acadêmicos da Administração, pois a visualização da aplicação prática da metodologia da pesquisa, as formas de trabalho e até algumas dificuldades relatadas pelos doutorandos foram essenciais para demonstrar aos acadêmicos da Administração a importância da pesquisa e dos métodos científicos em estudos acadêmicos.
Para a professora Dra. Simone Sehnem, orientadora dos estudos apresentados pelos doutorandos, este tipo de atividade proporciona uma noção de caminhos e possibilidades para os alunos, tanto da Graduação como da Pós-graduação.
— Estas intervenções externas nos componentes tendem a diversificar as aulas tanto quanto qualificar o estudo e o processo de ensino-aprendizagem no curso— finalizou a coordenadora do curso de Administração da Unoesc de Capinzal, professora Adriana Sernajoto.