Educação Física e Pedagogia desenvolvem atividades educativas com crianças e idosos
Os cursos de Educação Física e Pedagogia da Unoesc desenvolveram, recentemente, atividades educativas e de saúde em Maravilha e São Miguel do Oeste. A coordenadora dos cursos, professora Giovana Di Domênico Silva, avaliou positivamente as atividades. — Desenvolver práticas pedagógicas que visam vivências significativas para a construção de saberes, envolvendo comunidade e universidade, constituem-se em […]
Publicado em 11/12/2019
Por Unoesc
Os cursos de Educação Física e Pedagogia da Unoesc desenvolveram, recentemente, atividades educativas e de saúde em Maravilha e São Miguel do Oeste. A coordenadora dos cursos, professora Giovana Di Domênico Silva, avaliou positivamente as atividades.
— Desenvolver práticas pedagógicas que visam vivências significativas para a construção de saberes, envolvendo comunidade e universidade, constituem-se em experiências fundamentais na formação acadêmico-profissional — destaca a professora.
Em Maravilha, os acadêmicos de Educação Física desenvolveram atividades com 30 idosos do Lar Coração de Maria, sob a orientação da professora Elis Regina Frigeri e sob a supervisão da professora Dilva Bertoldi Benvenutti. A ação faz parte do Projeto Social com Visão Educativa.
Segundo a acadêmica Andrieli Mai Ferri, a atividade proporcionou vivências importantes para a vida pessoal e profissional.
— Percebemos que, em alguns idosos, a coordenação motora já está afetada e pudemos utilizar os conhecimentos adquiridos, em sala de aula, para melhorar essa questão — comenta, destacando que também foi preciso utilizar várias formas de comunicação com esse público.
SÃO MIGUEL DO OESTE
Cerca de 100 crianças de escolas públicas e privadas de São Miguel do Oeste, Guaraciaba e Paraíso participaram de diversas atividades no Centro Esportivo da Unoesc. As atividades foram coordenadas pelas professoras Giovana Maria Di Domênico Silva e Elis Regina Frigeri.
Os acadêmicos de Educação Física orientaram as atividades motoras, esportivas, educativas e lúdicas com o objetivo de incentivar as crianças a terem um estilo de vida ativo e saudável. Já as acadêmicas de Pedagogia trabalharam com contação de histórias, brincadeiras cantadas e de roda, pintura facial e jogos diversos.
Para o acadêmico de Educação Física, Anderson Von Mühlen de Lima, foi possível adquirir novas experiências.
— A prática é muito válida no nosso processo de ensino-aprendizagem e o projeto social enriquece ainda mais a nossa graduação — conclui.
A acadêmica de Pedagogia, Maria Borges da Rosa, afirma que foi uma oportunidade para aliar a teoria com a prática.
— Esse encontro reafirmou a minha escolha em ser pedagoga. Percebi que estou no caminho certo, pois cada brincadeira e ensinamento praticado me deram de presente sorrisos e a alegria de poder ensinar alguém, que não tem preço — finaliza.