Página inicial O que acontece Egressa da Unoesc tem pesquisa selecionada entre as 10 melhores do Brasil
Graduação Pesquisa Pinhalzinho

Egressa da Unoesc tem pesquisa selecionada entre as 10 melhores do Brasil

A egressa de Psicologia da Unoesc Pinhalzinho, Ana Paula de Oliveira, teve a pesquisa,O lado obscuro da paternidade: pais que intencionalmente matam seus filhos, selecionada entre as 10 melhores pesquisas de instituições de ensino superior do Brasil. Paula conta que esta foi a primeira vez que inscreveu um trabalho no Prêmio Silvia Lane, da Associação […]


A egressa de Psicologia da Unoesc Pinhalzinho, Ana Paula de Oliveira, teve a pesquisa,O lado obscuro da paternidade: pais que intencionalmente matam seus filhos, selecionada entre as 10 melhores pesquisas de instituições de ensino superior do Brasil. Paula conta que esta foi a primeira vez que inscreveu um trabalho no Prêmio Silvia Lane, da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), e que esta conquista será muito importante para a sua carreira profissional.

Ana salienta que leu muitos trabalhos sobre pais que perdiam os filhos de forma acidental e de como era difícil lidar com essa perda. Foi quando surgiu a curiosidade de pesquisar uma situação diferente. Depois de entrar em contato com diversas penitenciárias, a egressa conheceu um pai que ateou fogo em sua própria casa, matando três dos filhos. Então, ela deu início à pesquisa, por meio da entrevista psicanalítica, na modalidade estudo de caso.

Com o estudo, Ana Paula pôde compreender o motivo pelo qual falar sobre o assassinato de um filho e da morte de crianças é tão difícil. Ela explica que o crime é visto como inconcebível e inaceitável.

— Existem pais que se dedicam incondicionalmente aos seus filhos, desejam-lhes e  amam-lhes de forma intensa, por outro lado, existem pais que não são capazes de deixar de lado suas motivações e necessidades internas para oferecê-las a outro ser — destaca a egressa.  

Violência familiar

Ana ressalta que a sociedade acredita que os pais amam seus filhos acima de qualquer coisa e, assim, evita-se, em pensar na violência familiar. Entretanto, ela ressalta que a violência familiar é parte inerente da vida e está presente desde os tempos mais remotos.

— Por mais que temos a certeza de que a violência é comum com crianças, negamos falar sobre esses assuntos e evitamos falar ou pensar na morte de um filho. Quando essa morte é praticada pelo próprio pai é como se todos os sonhos e perspectivas futuras fossem esvaídos — conclui.

Segundo o professor orientador do trabalho, Juliano Corrêa da Silva, este é um tipo de tema “tabu”, já que as pessoas não gostam de falar de algo que pode acontecer, principalmente quando se trata de algo que se carrega nas profundezas do inconsciente. Juliano destaca que estudos, como o da egressa, são importantes para quebrar esta resistência.

— Afinal, por pior que possa ser, aquilo que é falado e que é trazido à consciência é sempre muito melhor do que aquilo que permanece em silêncio —  afirma Juliano.

Prêmio Silvia Lane

O Prêmio Silvia Lane tem o objetivo de disseminar a produção do conhecimento e incentivar pesquisas na área de Psicologia, além de homenagear esta professora, pesquisadora e autora. Todos os anos, o Prêmio recebe a inscrição de milhares de estudantes de todo o Brasil.

De acordo com o coordenador do curso de Psicologia, professor Álvaro Cielo Mahl, os acadêmicos são incentivados a participar de atividades de iniciação científica.

— Este prêmio é motivo de orgulho para todos nós e vem confirmar a qualidade da formação que a Ana Paula teve. Isso a torna uma profissional qualificada para o mercado de trabalho, que cada vez mais necessita de profissionais de saúde mental — finaliza Mahl.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.