Página inicial O que acontece Egressa do PPGD realiza palestra na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Mestrado Palestra Notícia Chapecó

Egressa do PPGD realiza palestra na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

A egressa do Mestrado em Direito, do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Unoesc, Carola Cristofolini, palestrou no dia 18 de junho para os estudantes dos cursos de Administração e Gestão Ambiental da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Na oportunidade, ela abordou o assunto de sua dissertação intitulada “Violência doméstica contra mulher. Colonialidades e luta por direitos”.

A pesquisa foi desenvolvida seguindo a linha de pesquisa em “Direitos fundamentais sociais”, teve por área de concentração “Dimensões materiais e eficaciais dos direitos fundamentais” e está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa (GEP) “Interculturalidade, Intersubjetividade e Personalidade: Gênero, Orientação Sexual, Raça e Etnia”, coordenado pelas Professoras Doutoras Thais Janaína Wenczenovicz e Riva Sobrado de Freitas.  Durante a palestra, Carola apresentou as intenções do estudo, a delimitação geoespacial e temporal para compreender como a violência doméstica contra a mulher impacta nos direitos sociais fundamentais e nas subjetividades. Ela também explanou sobre o percurso metodológico, os desafios, obstáculos e principais resultados da pesquisa e o impacto de sua trajetória em sua vida laboral como servidora da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Santa Catarina.

— A questão de gênero ainda é um tema que gera bastante polêmica, devido em grande
parte à falta de informação por parte das pessoas e também no mundo corporativo. Por isso, ouvir e dialogar sobre questão de gênero foi de extrema relevância em vista da responsabilidade que teremos no futuro como administradores — avaliou a estudante do curso de Administração, Maria Eduarda Fagundes.