Página inicial O que acontece Diplomado da Unoesc discute arbovírus emergentes na América do Sul e inspira estudantes de Biomedicina e Farmácia
Notícia Ensino São Miguel do Oeste

Estudantes dos cursos de Biomedicina e Farmácia da Unoesc São Miguel do Oeste participaram de uma palestra on-line com o diplomado do Curso de Biomedicina, Dr. William Marciel de Souza. Atualmente professor na Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos, Dr. William compartilhou conhecimentos e experiências sobre os arbovírus emergentes, na América do Sul, tema de grande relevância para a saúde pública global.

Durante a palestra, ele abordou diferentes aspectos dessas infecções virais transmitidas por vetores, como mosquitos, destacando o impacto crescente desses vírus na região sul-americana. O Dr. William enfatizou a importância da vigilância epidemiológica e das pesquisas para o desenvolvimento de estratégias eficazes de controle e prevenção, além de destacar a necessidade de cooperação internacional para mitigar a propagação dos arbovírus, principalmente em regiões tropicais e subtropicais, onde as condições favorecem surtos de grande escala.

A palestra serviu como uma inspiração para os estudantes ao mostrar a trajetória de sucesso de um egresso que atua em uma universidade de prestígio internacional. Dr. William reforçou a importância de uma formação acadêmica sólida e da dedicação à pesquisa, incentivando os estudantes a buscarem oportunidades de crescimento dentro e fora do país.

Segundo o Coordenador dos cursos de Biomedicina e Farmácia, professor Dr. Everton Boff, a palestra foi um momento único para os estudantes e para toda a comunidade acadêmica da Unoesc.

— É sempre gratificante ver o retorno de egressos que alcançaram posições de destaque internacional. Dr. William trouxe uma contribuição valiosa, ao discutir os arbovírus emergentes na América do Sul, um tema de grande relevância para o estudo de doenças infecciosas e parasitárias. Ele soube articular de maneira clara e precisa não só os aspectos científicos, mas também a importância de políticas de saúde pública e da cooperação internacional na luta contra essas doenças — destacou o professor.

Para a estudante Eduarda Luneburger Kops, da 4ª fase do Curso de Biomedicina, a palestra foi muito enriquecedora.

— Ele trouxe informações atualizadas e importantes sobre os arbovírus na América do Sul, algo que é muito relevante para nossa formação. Foi inspirador ver alguém que começou aqui na Unoesc alcançar tanto sucesso e nos motivar a seguir esse caminho na pesquisa científica — relatou Eduarda.