Egresso da Unoesc palestra sobre Direito Previdenciário à comunidade
O egresso do curso de Direito da Unoesc São Miguel do Oeste, Junior Finger, palestrou para mais de 100 moradores de São Miguel do Oeste e de Bandeirante sobre Direito Previdenciário, durante a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Estágio de Intervenção: uma conversa sobre a previdência. De acordo com Junior, o trabalho […]
Publicado em 31/07/2014
Por Unoesc
O egresso do curso de Direito da Unoesc São Miguel do Oeste, Junior Finger, palestrou para mais de 100 moradores de São Miguel do Oeste e de Bandeirante sobre Direito Previdenciário, durante a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Estágio de Intervenção: uma conversa sobre a previdência. De acordo com Junior, o trabalho teve o objetivo de tirar dúvidas da comunidade sobre os benefícios previdenciários, além de identificar as principais dificuldades que as pessoas encontram ao buscar seus direitos.
Junior salienta que foram repassadas à comunidade noções básicas de seguridade social, informações sobre o enquadramento de cada segurado perante a Previdência Social e sobre os 10 principais benefícios. Além disso, foi ressaltado o dever de contribuir com a Previdência para ter direitos.
No final da palestra, foi aplicado um questionário com o objetivo de identificar os benefícios mais conhecidos pela população e quais são as principais dificuldades encontradas na busca pelo direito. A pesquisa apontou que a principal dificuldade é o conhecimento insuficiente sobre os benefícios. Outra dificuldade levantada foi a falta de informação sobre como fazer a solicitação.
De acordo com Junior, além da falta de informação sobre os documentos que devem ser reunidos, outro empecilho é o descarte ou a inexistência de documentos.
— Muitas pessoas não guardam documentos de suma importância para instruir o processo administrativo junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e outras, sequer contribuem ou formalizam suas atividades — explica Junior.
Experiência
Junior destaca que realizou o TCC, na modalidade de estágio de intervenção, com o intuito de levar o conhecimento adquirido em sala de aula para a comunidade, já que muitas pessoas o procuravam para tirar dúvidas sobre o tema, por ser estudante de Direito.
— No momento das palestras, pude sentir na pele as dificuldades enfrentadas pelas pessoas, que desconhecem determinados benefícios. Algumas informações que para mim eram muito simples para outros significou o começo de uma nova vida — enfatiza o egresso. O TCC foi orientado pelo professor Andrey Luiz Paterno.