Egresso da Unoesc será palestrante em evento que reúne comunidades e empresas de tecnologia
O egresso do curso de Ciência da Computação, da Unoesc Videira, Vitor Albiero, será um dos palestrantes do encontro Trilha Internet das Coisas (TCD/2016): a internet na palma de sua mão. O evento acontece no dia 15 de maio, no Centro Sul, em Florianópolis, sendo considerado um dos maiores encontros de comunidades e empresas de tecnologia […]
Publicado em 18/04/2016
Por Unoesc
O egresso do curso de Ciência da Computação, da Unoesc Videira, Vitor Albiero, será um dos palestrantes do encontro Trilha Internet das Coisas (TCD/2016): a internet na palma de sua mão.
O evento acontece no dia 15 de maio, no Centro Sul, em Florianópolis, sendo considerado um dos maiores encontros de comunidades e empresas de tecnologia do Brasil. Será um dia inteiro de atividades com palestrantes reconhecidos internacionalmente.
Drone inteligente guiado através de visão computacional, é possível? Este será o tema da palestra proferida por Vitor. Ele fará demonstrações de todos os passos, desde a construção do drone, até o algoritmo de visão computacional que guia o aparelho, abrangendo o hardware e software do projeto. Também, prova de conceito de um drone guiado através de técnicas de computação visual, utilizando as plataformas Open Source Raspberry Pi, Arduino e MultiWii, assim como a biblioteca de visão computacional OpenCV.
Vitor Albiero concluiu o curso de graduação em 2015, e o aparelho que fará demonstração em Florianópolis é fruto de seu trabalho de conclusão de curso. No entanto, o egresso atua como profissional da área de Ciência da Computação há mais de cinco anos e trabalha atualmente como analista de sistemas e desenvolvedor mobile nas horas vagas.
O TCD/2016 é um evento para os amantes da eletrônica emakers. Nele os participantes poderão aprender do básico ao avançado sobre temas como: Faça você mesmo, M2M, Arduino, Robótica, Eletrônica, RFID, Computação Embarcada e muito mais, em uma oportunidade para troca de experiências incríveis com outros interessados da área. Ainda, haverá socialização de projetos amadores e profissionais.
Ele explica que o drone opera em três modos: manual, controle sensorial e através de técnicas de visão computacional.
— No manual os comandos recebidos pelo controle são apenas repassados para o drone. No controle sensorial, são utilizados sensores para evitar colisões com os objetos, enquanto no autônomo, com técnicas de visão computacional segue um objeto em determinada cor, visualizado através da câmera — finaliza.