Egresso de Agronomia lança livro em Congresso Nacional
O egresso de Agronomia da Unoesc São José do Cedro, Julierme Zimmer Barbosa, lançou, este mês, o livro Crônicas de Barranco: revelando a outra face da ciência do solo. O lançamento foi feito durante o 35º Congresso Brasileiro de Solo em Natal (RN). A obra de 160 páginas também é de autoria da engenheira agrônoma […]
Publicado em 12/08/2015
Por Unoesc
O egresso de Agronomia da Unoesc São José do Cedro, Julierme Zimmer Barbosa, lançou, este mês, o livro Crônicas de Barranco: revelando a outra face da ciência do solo. O lançamento foi feito durante o 35º Congresso Brasileiro de Solo em Natal (RN). A obra de 160 páginas também é de autoria da engenheira agrônoma Giovana Poggere. Os dois engenheiros agrônomos são doutorandos em Ciência do Solo.
Segundo Julierme, a obra não é apenas para cientistas, agrônomos ou agricultores, mas também para quem gosta e aprecia boas histórias.
— Além de mostrar o outro lado da ciência do solo, o livro mostra a importância do trabalho destes cientistas para a sociedade — afirma o autor.
Os autores do livro selecionaram 28 cientistas do solo, de diversos locais do Brasil, para relatar momentos vivenciados durante a profissão. A partir dos relatos foram elaboradas 48 crônicas narrativas que, do relato mais antigo (1943) até o mais recente (2015), abrangem 72 anos de história.
Entre os relatos, está a de um engenheiro agrônomo de 100 anos de idade; a história do 1º Congresso Brasileiro de Solo, realizado em um navio, em Belém (PA), em 1961 e a simples ação de adicionar calcário em terras do Rio Grande do Sul, que evitou o êxodo rural nos anos 60. Além disso, a obra conta a história do cientista que ficou refém dos índios na Ilha do Bananal, e outro que correu risco de morte na região da Caatinga. Mulheres também relatam o desafio de ser mulher, mãe e cientista, em uma área que, até pouco tempo, era predominada por homens.