Emissoras de rádio da região abrem espaço para o curso de Psicologia da Unoesc
O curso de Psicologia da Unoesc, em parceria com as Rádios Videira, Rádios V e Rádio Vitória, iniciará a partir do dia 19 de abril, a transmissão do “Momento Psi no rádio”, programa apresentado todas às segundas-feiras, em horários alternados em cada emissora, com produção de acadêmicos do 5º ano e professores do curso. O Momento […]
Publicado em 13/04/2021
Por Unoesc
O curso de Psicologia da Unoesc, em parceria com as Rádios Videira, Rádios V e Rádio Vitória, iniciará a partir do dia 19 de abril, a transmissão do “Momento Psi no rádio”, programa apresentado todas às segundas-feiras, em horários alternados em cada emissora, com produção de acadêmicos do 5º ano e professores do curso.
O Momento Psi no rádio, explica o professor e coordenador do curso, Adriano Schlösser, surgiu da necessidade de levar conhecimento científico da área da Psicologia à população, contribuindo com conhecimento teórico e dicas práticas de aplicabilidade no dia a dia.
—Desta forma, buscamos proporcionar à sociedade informações que permitam maior controle social sobre a atividade científica, fomentando uma participação mais informada das pessoas sobre saúde mental, em sua vida cotidiana— afirmou ele.
Adriano comenta que, a divulgação de conhecimento científico pelas ondas do rádio será um importante canal de comunicação. No contexto atual, de presumida maior liberdade na circulação de ideias e de informações, o rádio continua sendo veículo privilegiado também para divulgação científica, agora também, como espaço possível de interlocução entre o que é produzido na academia e outras formas de conhecimento socialmente partilhado.
De acordo com Adriano, o conhecimento sobre a Psicologia deve ser popularizado fazendo parte do cotidiano das pessoas.
— Atualmente, verifica-se tanto a necessidade de informações sobre saúde mental, quanto uma carência de informações adequadas sobre o tema. A atividade proposta pelo curso de Psicologia permitirá que sejam compartilhados nos lares dos radiouvintes, temas de relevância do cotidiano trazendo reflexões, fortalecendo a compreensão da saúde mental e quando é necessária buscar a intervenção de um profissional— reiterou.
A professora e mestre Fabiana Piccoli D´Agostini ressalta que o envolvimento dos acadêmicos do curso de Psicologia em um projeto dessa natureza, além de contribuir com a formação dos mesmos, proporciona diversidade de acesso à informação, assim como desenvolve o processo de comunicação, tão importante no profissional psicólogo.
—Unir o potencial de alcance do rádio com o conhecimento produzido pelos acadêmicos e fazer todo esse conteúdo chegar à comunidade é prestar serviço de utilidade pública, primando pela responsabilidade, exercitando a ética e aprimorando o fazer profissional – concluiu.