Página inicial O que acontece Empresa Tucano recebe visita de estudantes de Engenharia Sanitária e Ambiental
Graduação Geral Videira

Empresa Tucano recebe visita de estudantes de Engenharia Sanitária e Ambiental

Acadêmicos e professores do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Unoesc Videira realizaram visita técnica​,​ no dia 15 de setembro​,​ ao Aterro Sanitário e Centro de Valorização de Resíduos (CVR), ​U​nidade II, da empresa ​Tucano Obras e Serviços de Erval Velho​ — TOS​. Em Santa Catarina, a empresa conta também​,​ com outras duas Unidades […]


Acadêmicos e professores do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Unoesc Videira realizaram visita técnica​,​ no dia 15 de setembro​,​ ao Aterro Sanitário e Centro de Valorização de Resíduos (CVR), ​U​nidade II, da empresa ​Tucano Obras e Serviços de Erval Velho​ — TOS​. Em Santa Catarina, a empresa conta também​,​ com outras duas Unidades de Tratamento de Resíduos, situadas em Anchieta e Saudades.

Na ocasião, os visitantes conheceram o centro de triagem dos resíduos sólidos que são coletados das cidades de Joaçaba, Herval d’Oeste, Catanduvas, Treze Tílias, Água Doce, Ibicaré, Erval Velho e Capinzal​, visualizando a disposição dos mesmos no aterro.

— Esta unidade da TOS recebe apenas Resíduos Sólidos de Classe II, considerados resíduos não perigosos — apontou a  professora  Marta Veronica Buss, coordenadora do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Unoesc Videira.

A atividade foi desenvolvida com objetivo de proporcionar o envolvimento do acadêmico com o meio profissional, relacionando o conhecimento adquirido em sala de aula com a prática do ambiente real de trabalho.

— Essa é uma das possíveis áreas de atuação do profissional de Engenharia Sanitária e Ambiental,​que ​agrega valores pessoais e profissionais — esclareceu.

Ela explica que o Aterro Sanitário é a forma de disposição de resíduos no solo. Sua construção deve obedecer ​a ​critérios de engenharia e normas operacionais específicas em função da classe de resíduos que será depositada no mesmo​. A operação é uma etapa primordial e deve ser feita de maneira correta para evitar poluição do solo, dos corpos hídricos e do ar.

Para as acadêmicas Caroline Zortea, Daielle Zago e Natalia Ferrandin, visitas como esta​​ são essenciais para a capacitação e inserção no mercado de trabalho, já que nesses momentos ocorre uma interação entre os estudantes e os profissionais atuantes na área de gerenciamento de resíduos sólidos.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.