Página inicial O que acontece Encerramento do Projeto de Educação Fiscal é realizado em Capinzal
Graduação Inserção Social Capinzal

Encerramento do Projeto de Educação Fiscal é realizado em Capinzal

A cerimônia de encerramento do projeto de Educação Fiscal e Cidadania de Capinzal promovido pela Unoesc em parceria com a Delegacia da Receita Federal e o Município ocorreu dia 21 de outubro, no auditório da Unoesc. Em Capinzal, o projeto envolveu várias ações de educação fiscal como a capacitação dos professores da Rede Pública Municipal, a […]


A cerimônia de encerramento do projeto de Educação Fiscal e Cidadania de Capinzal promovido pela Unoesc em parceria com a Delegacia da Receita Federal e o Município ocorreu dia 21 de outubro, no auditório da Unoesc. Em Capinzal, o projeto envolveu várias ações de educação fiscal como a capacitação dos professores da Rede Pública Municipal, a visita dos estudantes do 9º ano ao depósito de mercadorias apreendidas pela Receita Federal, concurso de redação com premiação para professores e estudantes por turma e provas de educação fiscal, que envolveram coleta de notas fiscais, lacres de alumínio e tampinhas plásticas.

Nas provas de educação fiscal foram arrecadados 484.000 notas fiscais doação para a reciclagem, 309 quilos de tampinhas plásticas revertidas em castração de animais pela ONG Faunamiga, 362 garrafas pet de lacres de latinhas de alumínio revertidas em cadeiras de rodas para entidades de Capinzal.

O prêmio para a gincana de Educação fiscal foi um lote de mercadorias apreendidas pela Receita Federal para ser comercializado em um bazar e foi em comum acordo dividido entre as escolas participantes. A escola Municipal Viver e Conhecer ficou com 40% do valor arrecadado pelo bazar e as escolas Pedro Kleinubing, Ernesto Hackman e Ivo Silveira com 20% cada uma.

— A torcida agora é para que a 2ª edição do projeto seja realizada em Capinzal — afirmou a secretária de Educação, Veranice Lovatel.

O Projeto de Educação Fiscal, realizado de forma colaborativa entre entidades públicas e privadas teve início em 2018 em Joaçaba. Em 2019, alcançou maior abrangência envolvendo quatro cidades: Campos Novos, Capinzal, Chapecó e Joaçaba. Ao todo são 35 escolas e em torno de 10 mil estudantes impactados com a consciência da educação fiscal. 

— O sucesso do projeto reúne muitas pessoas, os estudantes, professores, as equipes de organização, as equipes internas de cada entidade envolvida e em especial, a integração harmônica para que se proponha a consciência do jovem cidadão, por meio do conhecimento e da participação social — ressaltou a coordenadora geral do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Unoesc, professora Márcia Marcondes Diniz de Freitas.

Já a coordenadora do curso de Ciências Contábeis de Joaçaba, professora Ardinete Rover, ressalta que o projeto nasceu por meio de algumas palestras esparsas nas escolas e agora têm um formato amplo e robusto. Diante disso, parabeniza a todos os envolvidos, lembrando da importância do papel e engajamento do professor e do estudante.

*Texto com a Colaboração professora Márcia Marcondes Diniz de Freitas

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.