Encontro debate os efeitos psicossociais do preconceito
O Conselho Regional de Psicologia (CRP-12), em parceria com o curso de Psicologia da Unoesc, promoveu, este mês, o 2º Encontro da Política de Participação e Colaboração do CRP-12. A atividade foi conduzida pela coordenadora do curso e conselheira do CRP, professora Lisandra Antunes de Oliveira. Durante o encontro, 50 psicólogos, professores e acadêmicos de […]
Publicado em 18/05/2017
Por Unoesc
O Conselho Regional de Psicologia (CRP-12), em parceria com o curso de Psicologia da Unoesc, promoveu, este mês, o 2º Encontro da Política de Participação e Colaboração do CRP-12. A atividade foi conduzida pela coordenadora do curso e conselheira do CRP, professora Lisandra Antunes de Oliveira. Durante o encontro, 50 psicólogos, professores e acadêmicos de São Miguel do Oeste e Pinhalzinho debateram os efeitos psicossociais do preconceito.
Segundo a professora Lisandra, são inúmeros os efeitos psicossociais do preconceito. Ela explica que as pessoas, que sofrem preconceito, sentem-se humilhadas, discriminadas, à margem da sociedade e têm autoestima baixa.
— O psicólogo tem o papel de atender a sociedade, proporcionando qualidade de vida à população e garantindo direitos a todos de forma justa e igualitária. Além disso, o profissional tem o papel de trabalhar o emocional para que as pessoas sejam empoderadas para conseguirem lidar com as formas de preconceito existentes — destaca a professora.
A acadêmica Luciana Kaiser avaliou positivamente o encontro.
— Debatemos assuntos da atualidade, conhecemos as experiências de psicólogos de diversas áreas de atuação e ouvimos relatos de diplomados. Tudo isso é muito valioso principalmente para acadêmicos como eu, que estão concluindo a graduação — observa a acadêmica da nona fase.