Encontro ressalta festas folclóricas, cultura africana e italiana
Acadêmicas do curso de Pedagogia da Unoesc de Videira e convidados tiveram a oportunidade de presenciar, no dia 22 de junho, mais um evento cultural, organizado pela sétima fase através do componente curricular: Estudos teórico-práticos do ensino de artes. No hall do Salão Nobre, o grupo de alunas apresentaram as festas folclóricas e a cultura […]
Publicado em 01/07/2015
Por Unoesc
Acadêmicas do curso de Pedagogia da Unoesc de Videira e convidados tiveram a oportunidade de presenciar, no dia 22 de junho, mais um evento cultural, organizado pela sétima fase através do componente curricular: Estudos teórico-práticos do ensino de artes. No hall do Salão Nobre, o grupo de alunas apresentaram as festas folclóricas e a cultura africana e a italiana em seu contexto histórico. Em seguida, os grupos artísticos convidados apresentaram músicas natalinas, carnavalescas e juninas, finalizando com a gastronomia cultural de cada povo representado.
— Esse momento de socialização entre os acadêmicos, famílias e comunidade apresentou pontos relevantes através de conhecimento construído por meio da arte — ressalta a professora Sueli Perazzoli Trindade, organizadora do encontro.
O evento está na 4ª edição e tem como objetivo apresentar as diversas manifestações da cultura popular brasileira visando à identificação das tradições e sua contribuição no contexto histórico, social e cultural; a experiência estética e sensível e o desenvolvimento das habilidades, competências e atitudes na formação acadêmica.
— A arte tem várias funções na sociedade e na cultura, como interpretar o mundo, provocar emoção e reflexão, expressar o pensamento e a visão de mundo do artista, explicar e refletir as histórias humanas, questionar a realidade, representar crenças, deuses, ideias, pessoas entre outras. Qualquer que seja sua direção está em toda parte e determina a identidade de um povo, de um grupo social e de um ser humano — completa a professora.
Já o professor Geraldo Vieceli, coordenador do curso de Pedagogia da Unoesc Videira, explica que é de fundamental importância para o acadêmico o conhecimento das principais formas de manifestações artísticas. Assim, como é indispensável habilitá-lo a compreender a história e os fatores que intervêm na percepção e na estética da linguagem visual, bem como a sua comunicação no contexto histórico, social e cultural.
— A linguagem visual no processo de ensinar centraliza-se no propósito de ampliar o conhecimento, no que diz respeito à comunicação e expressão visual, tendo em vista as abordagens teóricas e práticas que estabelecem relações e interações interdisciplinares e transdisciplinares no âmbito social, cultural e educacional — reitera Vieceli.
— A arte nos processos do ensino e da aprendizagem visa à construção do conhecimento estético e por meio dessa dimensão educativa, possibilita o modo de perceber, sentir e articular significados e valores que determinam os diferentes tipos da linguagem visual entre os seres humanos na sociedade — finaliza Sueli Trindade.