Engenharia de Alimentos tem pesquisa premiada no 14º Simpósio do Leite
A pesquisa “Validação de Métodos Analíticos por meio do Equipamento MilkoScanTM FT1 para Análise de Leite Cru Refrigerado” recebeu, este mês, o Prêmio Destaque de 3º lugar da Mostra de Trabalhos Científicos do 14º Simpósio do Leite e do 8º Fórum Nacional de Lácteos realizado em Erechim (RS). A pesquisa concorreu com 92 trabalhos inscritos […]
Publicado em 21/06/2017
Por Unoesc
A pesquisa “Validação de Métodos Analíticos por meio do Equipamento MilkoScanTM FT1 para Análise de Leite Cru Refrigerado” recebeu, este mês, o Prêmio Destaque de 3º lugar da Mostra de Trabalhos Científicos do 14º Simpósio do Leite e do 8º Fórum Nacional de Lácteos realizado em Erechim (RS). A pesquisa concorreu com 92 trabalhos inscritos de diversos lugares do País. O estudo foi desenvolvido pelas professoras do curso de Engenharia de Alimentos da Unoesc São Miguel do Oeste, Eliane de Carli, Marcia Cattanio, Liziane Frantz e pela diplomada do curso Débora Dalmoro.
Segundo a professora Marcia Cattanio, a pesquisa teve o objetivo de validar o equipamento MilkoScanTM FT1 para acidez, gordura, densidade extrato seco total e extrato seco desengordurado, com amostras de leite fluido cru refrigerado, utilizando métodos analíticos oficiais, descritos na Instrução Normativa número 68 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Durante o evento, o curso também apresentou os trabalhos “Influência da Higienização dos Caminhões na Contagem Bacteriana Total, Comparada às Coletas Individuais por Produtor e de Caminhões de Rotas”, de autoria das professoras Eliane, Marcia, Liziane e da diplomada Talita Follmann e “Influência da Coleta das Amostras no Resultado das Análises de Leite”, de autoria das três professoras.
De acordo com a coordenadora do curso, professora Eliane de Carli, a participação em eventos científicos é uma oportunidade para conhecer outros estudos e ampliar o conhecimento.
— Além disso, os acadêmicos têm a oportunidade de expor a sua pesquisa aos demais membros da comunidade universitária. A participação de todos, com críticas e sugestões aos trabalhos apresentados, representa uma grande contribuição à formação dos acadêmicos — avalia a professora.