Engenharia Sanitária e Ambiental promove palestra em Iomerê
Acadêmicas do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental realizaram palestra na Escola de Educação Básica Frei Evaristo de Iomerê. Camila Griffante, Caroline Rodrigues, Jaquieli Perazzoli e Luana Cristina Ramos da Rosa abordaram tema voltado aos Resíduos Sólidos, com o objetivo de promover e aprofundar o conhecimento dos alunos nas várias etapas de gerenciamento de resíduos […]
Publicado em 22/05/2017
Por Unoesc
Acadêmicas do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental realizaram palestra na Escola de Educação Básica Frei Evaristo de Iomerê. Camila Griffante, Caroline Rodrigues, Jaquieli Perazzoli e Luana Cristina Ramos da Rosa abordaram tema voltado aos Resíduos Sólidos, com o objetivo de promover e aprofundar o conhecimento dos alunos nas várias etapas de gerenciamento de resíduos sólidos, sua disposição em aterros sanitários, além de conscientizá-los para a separação correta para o descarte.
Para a acadêmica Jaquieli Perazzoli, expor esse assunto para os alunos foi muito importante, tanto para a formação acadêmica, quanto para a formação de uma opinião mais ampla dos jovens sobre a destinação correta dos resíduos. Ela salienta que esse tema deve ser tratado com muita relevância, já que os resíduos sem disposição correta podem contaminar o solo e os recursos hídricos.
— Aproximar-se da sociedade com a conscientização ambiental fortalece os cuidados com o meio ambiente e diminui a poluição, visto que a humanidade é principal causador da degradação de áreas por contaminação oriunda de resíduos.
Já a acadêmica da 9ª fase, Camila Griffante, acredita que voltar à escola que estudou foi gratificante, pois além de ministrar a palestra e agregar experiência com a aula, repassar conhecimentos para que se possa estar atento em relação à separação e a disposição final do resíduo é de extrema relevância. Já a acadêmica Caroline Rodrigues, afirma que o único caminho para se atingir um real desenvolvimento sustentável é através da educação.
— Palestrar sobre Resíduos Sólidos,Geração e Consumo Consciente é de suma importância para a manutenção da qualidade de vida nos municípios e também para a redução de materiais sem reúso, dispostos em aterro sanitário — apontou.
Luana Cristina Ramos da Rosa, também acadêmica participante do projeto, acredita que as palestras, além do fator socioeducativo, despertam o interesse e a curiosidade dos alunos com relação à universidade, “quebrando” o esteriótipo de que em sua maioria, pessoas que moram em localidades do interior, não encontrem um curso de graduação voltado a uma área que possa contribuir com as propriedades rurais locais, conciliando o conhecimento teórico com a prática de sua atuação diária
— A proposta de transmitir o conhecimento adquirido durante o curso, apesar de ser uma experiência nova, foi importante, pois a participação dos alunos e professores da escola superou as expectativas, ao que agradecemos — finalizou a aluna.