Engenheira sanitarista e ambiental garante que mercado de trabalho nesta área está em alta
Graduada em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Unoesc Videira no ano de 2012, Debora Peliser hoje é a responsável técnica da Videira Saneamento (Visan). Ela conta que se tornou engenheira sanitarista e ambiental por gostar de estar em contato frequente com o meio ambiente. Débora explica que passou por um longo aprendizado, tanto na faculdade, […]
Publicado em 29/09/2021
Por Unoesc
Graduada em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Unoesc Videira no ano de 2012, Debora Peliser hoje é a responsável técnica da Videira Saneamento (Visan). Ela conta que se tornou engenheira sanitarista e ambiental por gostar de estar em contato frequente com o meio ambiente.
Débora explica que passou por um longo aprendizado, tanto na faculdade, onde iniciou o curso em 2007 e, depois de formada, quando passou a atuar como responsável técnica na Saneamento Fraiburgo (Sanefrai), durante 6 anos, trabalhando em todos os pilares do saneamento como água, esgoto, resíduo e drenagem.
—Nesse período em que estive atuando na Sanefrai, fiz um concurso para a prefeitura de Videira e com a criação da Visan, surgiu a possibilidade de trabalhar com o saneamento aqui. Já são 3 anos na Visan e estou feliz em estar fazendo parte da transformação que Videira precisava no saneamento— disse a diplomada.
Para Debora Peliser, a engenharia que transforma resíduo em matéria-prima para outros processos, que purifica a água para consumo humano, que transforma esgoto em água potável é uma área que deixa um legado para toda a comunidade e para as próximas gerações.
Segundo a engenheira, existe uma grande defasagem de profissionais nesta área e os interessados não podem deixar passar a oportunidade de cursar Engenharia Sanitária e Ambiental. Na Unoesc Videira, o curso oferecido tem a qualidade das maiores universidades e, se apaixonar pelo saneamento, será uma consequência inevitável.
—Eu acrescento ainda, que a Engenharia Sanitária e Ambiental não é mais a profissão do futuro, mas sim do presente, e o mercado de trabalho está aberto para quem estiver melhor preparado para atuar nesta atividade— garantiu a egressa.