Página inicial O que acontece Engenheiros e estudantes discutem mobilidade urbana regional
Graduação Seminário Videira

Engenheiros e estudantes discutem mobilidade urbana regional

Cerca de 130 pessoas entre profissionais do sistema CONFEA/CREA, acadêmicos da área de engenharia e estudantes universitários de outras áreas e da sociedade em geral, com interesse no tema Mobilidade Urbana, participaram nesta semana​,​ de 07 a 10 de novembro,​ do ​I​ Seminário Regional de Engenharia e Agronomia. O evento promovido pela AREAVID – Associação […]


Cerca de 130 pessoas entre profissionais do sistema CONFEA/CREA, acadêmicos da área de engenharia e estudantes universitários de outras áreas e da sociedade em geral, com interesse no tema Mobilidade Urbana, participaram nesta semana​,​ de 07 a 10 de novembro,​ do ​I​ Seminário Regional de Engenharia e Agronomia. O evento promovido pela AREAVID – Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Videira, em parceria com o CREA-SC e organização da Unoesc Videira aconteceu no Auditório da Universidade.

Uma das premissas deste evento, segundo o presidente da Areavid e coordenador do CDER​,​ Valdir Pedro Schneider, foi promover uma ampla discussão visando ​a ​conscientizar e verificar problemas comuns enfrentados pelos municípios da região. 

— No caso específico da Mobilidade Urbana, embora seja um direito constitucional, sabemos que as administrações enfrentam muitos obstáculos que precisam de intervenções e apoio de entidades representativas. É neste contexto que a AREAVID, o CREA e a Unoesc se uniram para promover esses quatro dias de discussão, disse Schneider.

A cerimônia de abertura na segunda-feira foi prestigiada pelo prefeito de Videira Wilmar Carelli, o presidente do CREA-SC, Eng. Civil e Seg​urança do Trab​alho​ Carlos Alberto Kita Xavier e o vice-reitor da Unoesc ​Videira ​Antônio Carlos de Souza, além do conselheiro do CREA-SC Amauri Forlin e a representante do Crea J​R. na região, Caroline Rodrigues. 

— Quero registrar a importância de entidades discutirem e auxiliarem as prefeituras sobre o tema mobilidade urbana. Isso porque as gestões municipais são as responsáveis por essa área, mas muitas vezes t​ê​m limitações. No caso específico de Videira, nos últimos anos, evoluímos muito com a pavimentação de mais de 200 ruas, mudanças significativas no trânsito e com o in​í​cio da construção de uma nova rodoviária e de um novo terminal urbano para otimizar a vida de quem utiliza o transporte público, relatou Carelli.

O vice-reitor da Unoesc​ Videira ​Antônio Carlos de Souza também enalteceu a iniciativa e desejou que pela relevância do tema para a sociedade, o Seminário que é realizado pela primeira vez, ganhe novas versões nos próximos anos para gerar conhecimento aos profissionais da região. 

A palestra do primeiro dia foi ministrada pelo presidente do CREA-SC​, Carlos Alberto Kita Xavier ​que abordou o tema Legislação, Ética e Valorização Profissional. Nas noites subsequentes, contou com temas como Acessibilidade, com o palestrante Décio Bevilacqua. No dia 9 de novembro​, ​Planejamento Integrado, Mobilidade e Uso do Solo​, com o palestrante Carlos José Antônio Kümmel Félix — Doutor em Mobilidade Urbana. Já no encerramento, na noite de ontem dia 10​, o tema apresentado foi ​Sistemas de Trânsito,​ com o engenheiro civil e de segurança do trabalho​, Rui Voldinei Pires especialista em trânsito.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.