Engenheiros e estudantes discutem mobilidade urbana regional
Cerca de 130 pessoas entre profissionais do sistema CONFEA/CREA, acadêmicos da área de engenharia e estudantes universitários de outras áreas e da sociedade em geral, com interesse no tema Mobilidade Urbana, participaram nesta semana, de 07 a 10 de novembro, do I Seminário Regional de Engenharia e Agronomia. O evento promovido pela AREAVID – Associação […]
Publicado em 11/11/2016
Por Unoesc
Cerca de 130 pessoas entre profissionais do sistema CONFEA/CREA, acadêmicos da área de engenharia e estudantes universitários de outras áreas e da sociedade em geral, com interesse no tema Mobilidade Urbana, participaram nesta semana, de 07 a 10 de novembro, do I Seminário Regional de Engenharia e Agronomia. O evento promovido pela AREAVID – Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Videira, em parceria com o CREA-SC e organização da Unoesc Videira aconteceu no Auditório da Universidade.
Uma das premissas deste evento, segundo o presidente da Areavid e coordenador do CDER, Valdir Pedro Schneider, foi promover uma ampla discussão visando a conscientizar e verificar problemas comuns enfrentados pelos municípios da região.
— No caso específico da Mobilidade Urbana, embora seja um direito constitucional, sabemos que as administrações enfrentam muitos obstáculos que precisam de intervenções e apoio de entidades representativas. É neste contexto que a AREAVID, o CREA e a Unoesc se uniram para promover esses quatro dias de discussão, disse Schneider.
A cerimônia de abertura na segunda-feira foi prestigiada pelo prefeito de Videira Wilmar Carelli, o presidente do CREA-SC, Eng. Civil e Segurança do Trabalho Carlos Alberto Kita Xavier e o vice-reitor da Unoesc Videira Antônio Carlos de Souza, além do conselheiro do CREA-SC Amauri Forlin e a representante do Crea JR. na região, Caroline Rodrigues.
— Quero registrar a importância de entidades discutirem e auxiliarem as prefeituras sobre o tema mobilidade urbana. Isso porque as gestões municipais são as responsáveis por essa área, mas muitas vezes têm limitações. No caso específico de Videira, nos últimos anos, evoluímos muito com a pavimentação de mais de 200 ruas, mudanças significativas no trânsito e com o início da construção de uma nova rodoviária e de um novo terminal urbano para otimizar a vida de quem utiliza o transporte público, relatou Carelli.
O vice-reitor da Unoesc Videira Antônio Carlos de Souza também enalteceu a iniciativa e desejou que pela relevância do tema para a sociedade, o Seminário que é realizado pela primeira vez, ganhe novas versões nos próximos anos para gerar conhecimento aos profissionais da região.
A palestra do primeiro dia foi ministrada pelo presidente do CREA-SC, Carlos Alberto Kita Xavier que abordou o tema Legislação, Ética e Valorização Profissional. Nas noites subsequentes, contou com temas como Acessibilidade, com o palestrante Décio Bevilacqua. No dia 9 de novembro, Planejamento Integrado, Mobilidade e Uso do Solo, com o palestrante Carlos José Antônio Kümmel Félix — Doutor em Mobilidade Urbana. Já no encerramento, na noite de ontem dia 10, o tema apresentado foi Sistemas de Trânsito, com o engenheiro civil e de segurança do trabalho, Rui Voldinei Pires especialista em trânsito.