Página inicial O que acontece Equipe da Unoesc participa de competição nacional de robôs realizada em São Paulo
Notícia Tecnologia Joaçaba

De 11 a 14 de julho, a equipe de robótica móvel da Unoesc, a “Westbots”, composta pelos estudantes de Engenharia de Computação, Luis Eduardo Ecco e Wesley Vinicius Dalpiva, Engenharia Elétrica, Carlos Leonardo Lazzari, e pelos professores Renato Scortegagna e Kleyton Hoffmann participaram da “Robocore Experience”, o maior evento de competição de robôs da América Latina, que fez parte da programação da Campus Party (CPBR16) realizada de 10 a 14 de julho, em São Paulo.

A equipe participou com dois robôs: um na categoria “Seguidor de Linha Pro”, que conquistou o oitavo lugar de um total de 78 inscritos; e na categoria “Trekking-Pro”, terminando a competição em sétimo lugar de 16 participantes.

O propósito de competições como a Robocore Experience é incentivar os participantes a desenvolverem novas tecnologias, além de proporcionar um espetáculo para todo o público assistir e vibrar com as batalhas e performances dos robôs.

— Uma competição como essa possibilita aplicar na prática muitos dos conceitos vistos em sala de aula, além de fomentar o trabalho em equipe e a interação entre os cursos e universidades participantes. É sempre bom participar! — afirmou o professor Renato Scortegagna.

A equipe Westbots existe desde 2009 e participa desta e outras competições. A equipe é parte da Liga Acadêmica de Robótica Autônoma, formada por estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação, que são orientados pelos professores.

— A participação em competições é a parte final e mais emocionante, mas destacamos que a vivência no dia a dia para o desenvolvimento dos robôs, o desenvolvimento lógico e o aprendizado gerado agregam muito na trajetória acadêmica de cada estudante — comentou o professor Kleyton Hoffmann.