Equipe do Hospital Veterinário realiza cirurgia complexa em animal de grande porte
Uma equipe multidisciplinar do Hospital Veterinário da Unoesc Xanxerê, que atende à demanda externa e oportuniza estudos no curso de Medicina Veterinária, realizou no dia 17 de outubro um procedimento cirúrgico complexo em um touro da raça Brahman, diagnosticado com acrobustite. O animal apresentava um quadro grave que lhe causava um grande desconforto, com dificuldade […]
Publicado em 29/10/2018
Por Unoesc
Uma equipe multidisciplinar do Hospital Veterinário da Unoesc Xanxerê, que atende à demanda externa e oportuniza estudos no curso de Medicina Veterinária, realizou no dia 17 de outubro um procedimento cirúrgico complexo em um touro da raça Brahman, diagnosticado com acrobustite. O animal apresentava um quadro grave que lhe causava um grande desconforto, com dificuldade na micção e inclusive com a perda da função reprodutiva.
Professores e profissionais, alinhados aos objetivos da Unoesc em formar profissionais e também prestar atendimento a comunidade, aceitaram o desafio para a correção do problema com o propósito de uma melhora na condição de vida do animal.
Participaram do procedimento os professores Rodrigo Ramos Kaipper, Elinton Weinert Carneiro e Sérgio Abreu Machado, com o auxílio do Médico Veterinário especialista em Anestesiologia Fellipe de Souza Dorneles e auxílio da Médica Veterinária Andressa Carminatti.
Alunos do componente curricular de Técnica Cirúrgica, estagiários voluntários do Hospital Veterinário e o aluno egresso Médico Veterinário Henrique Rodrigues da Fonseca participaram ativamente da cirurgia. Enquanto outros alunos puderam assistir toda a cirurgia em uma sala anexa.
Para este procedimento cirúrgico foi utilizada a estrutura física do setor de Grandes Animais, bem como equipamentos de última geração instalados no Hospital Veterinário. Estes equipamentos permitiram a total segurança na sedação do animal, na exploração via imagem da área a ser incisada e o monitoramento cardio-circulatorio durante todo o procedimento cirúrgico.
O resultado final foi um sucesso, com a remoção do tecido fibrosado, devolvendo ao animal a condição de expor e retrair o pênis, retornando as suas funções fisiológicas normais de micção. Devido ao tempo decorrido entre o início do problema e a resolução através da cirurgia, resultou na perda da função reprodutiva, sendo desta forma realizada a orquiectomia no animal.
Este caso teve um grande empenho do corpo docente e dos alunos, o que permitiu um estudo multidisciplinar, transformado em um artigo técnico que será publicado em uma revista de repercussão nacional com o objetivo de compartilhar a experiência do caso para o meio científico.
— O curso de Medicina Veterinária da Unoesc Xanxerê, através de seu corpo técnico, formado por professores doutores, com toda a estrutura física e tecnológica do Hospital Veterinário e de seus laboratórios, está integrado e buscando soluções para atender a demanda acadêmica, científica e ao meio produtivo da região. A defesa da vida e o bem-estar animal fazem parte da nossa rotina de trabalho — afirmou a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Silvana Giacomini Collet.
*Com informações da professora Silvana Giacomini Collet.