Escola municipal de Xanxerê é contemplada com projeto de extensão comunitária
Publicado em 17/07/2023
Por Imprensa Xanxerê
Estudantes do curso de Medicina Veterinária da Unoesc Xanxerê realizaram, no dia 10 de julho, uma atividade de extensão intitulada “Projetos de apoio à comunidade: Uma questão de Saúde Única”, proporcionando uma valiosa experiência de interação entre os alunos do curso com os alunos do 5° ano da Escola Municipal de Ensino Básico Pequeno Príncipe.
Foi realizada uma oficina com as três turmas de 5º ano, atingindo aproximadamente 60 alunos, divididos em cinco grupos que participaram na forma de rodízio em estações com diferentes temas, sendo “higiene de mãos e alimentos”, “dengue”, “leptospirose”, “toxoplasmose” e “teníase e cisticersose”.
Para a conscientização acerca da importância da higiene de mãos, os alunos observaram, por meio de microscópios, as bactérias provenientes das próprias mãos. Além disso, utilizando tinta, relembraram a correta lavagem das mãos e, ainda, a correta higiene de alimentos.
Em relação ao tema teníase e cisticercose, utilizou-se uma maquete e um modelo de Taenia, (exemplar confeccionado em tecido e espuma), além de órgãos de animais infectados (fixados em formol) e parasitos.
Para abordar sobre a dengue, os estudantes de Medicina Veterinária elaboraram cartazes, palavras cruzadas e uma paródia para interagir com os alunos, além de uma fantasia do mosquito da dengue. Já a leptospirose foi abordada por meio de fôlder e um jogo de tabuleiro para interagir com as crianças.
Por sua vez, o grupo responsável pelo tema toxoplasmose enfatizou a importância do correto manejo da horta, objetivando evitar a contaminação das hortaliças com o Toxoplasma gondi. Para tanto, desenvolveram duas maquetes de hortas, uma de forma correta e outra incorreta. Além disso, desenvolveram um cartaz para explicar as outras formas de infecção.
A professora Cristiane Pazinatto, da Escola Pequeno Príncipe, comentou sobre a atividade.
— Os alunos acharam tudo maravilhoso, eles adoraram! Seguiremos em contato com as responsáveis para realizarmos uma nova atividade no segundo semestre — citou a professora.
As atividades foram conduzidas pelas professoras do curso de Medicina Veterinária da Unoesc Xanxerê e do Programa de Pós-graduação em Sanidade e Produção Animal, Cláudia Balzan, Giovana Camillo e Lilian Kolling Girardini.