Escolas de Chapecó serão beneficiadas com o Projeto de Educação Fiscal da Unoesc
No dia 8 de março, o Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) da Unoesc expandiu as ações de seu projeto de Educação Fiscal desenvolvido com apoio da Receita Federal do Brasil (RFB), firmando parceria com o Município de Chapecó, por meio da Municipal de Educação. Diante disso, 20 escolas participarão atividades voltadas ao tema. Estiveram presentes […]
Publicado em 20/03/2019
Por Unoesc
No dia 8 de março, o Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) da Unoesc expandiu as ações de seu projeto de Educação Fiscal desenvolvido com apoio da Receita Federal do Brasil (RFB), firmando parceria com o Município de Chapecó, por meio da Municipal de Educação. Diante disso, 20 escolas participarão atividades voltadas ao tema.
Estiveram presentes no encontro que firmou a parceria, representando a Unoesc, o Vice-reitor da Unoesc Chapecó Ricardo Antônio de Marco, a coordenadora geral do Núcleo Fiscal e Contábil da Unoesc, professora Marcia Marcondes Diniz de Freitas e a coordenadora do curso de Ciências contábeis e Administração da Unoesc Chapecó, Carla Fabiana Cazela. Representando a Receita Federal do Brasil, a analista fiscal da Receita Federal Brasil Cristiane da Costa e Silva, e, representando a Secretaria de Educação, a Secretária Sandra Maria Galera e as colaboradoras Sonia Baldo Bracht, Marcia Wurzius e Sueli Suttili.
Por meio do Projeto de Educação Fiscal serão realizadas ações que buscam levar ao conhecimento dos estudantes dos 9º anos, o contexto, a importância e números sobre a questão dos tributos. Estão previstas a realização de um concurso de redação e provas de Educação Fiscal. Uma dessas provas, será para a arrecadação de notas fiscais, e outras duas, de cunho social, voltadas para a arrecadação de lacres de latinhas de alumínio que serão revertidas em cadeiras de rodas, além de tampinhas, que serão revertidas em valores para Ongs de Proteção Animal.
A escola vencedora será premiada com um lote de mercadorias apreendidas pela Receita Federal para que possam fazer um bazar e reverter o lucro obtido em melhorias ou investimentos.
Para o pró-reitor da Unoesc Chapecó, professor Ricardo de Marco, a parceria representa um marco da Educação Fiscal nas escolas de Chapecó.
— O projeto envolve três instituições fortes, com o comprometimento dos professores, estudantes e toda a comunidade. A mobilização é um excelente indício do desenvolvimento da cidadania pelo jovem cidadão — afirmou.
A secretária de Educação, Sandra Maria Galera, destacou que o projeto, além de ser um modelo de integração entre entidades, públicas e privadas vem ao encontro das diretrizes curriculares para os estudantes do 9º ano.
— Estimula o aluno para adentrar no mundo tributário, compreendendo a importância dos tributos com base no retorno ao cidadão, por meio de todos os serviços que temos acesso e para o desenvolvimento do país — ressaltou.
Já, o Delegado adjunto da Receita Federal, Mauro Batista Neto, prevê que esse projeto será referência, não somente no Meio-Oeste de Santa Catarina, como no Brasil ao disseminar conceitos necessários ao cidadão e por mobilizar em 19 escolas, aproximadamente 700 alunos do ensino fundamental, e um total de 7 mil alunos, quando envolve toda a escola de ensino fundamental.