Página inicial O que acontece Estagiários de Psicologia da Unoesc São Miguel compartilham experiências práticas
Notícia Estudante Saúde Graduação São Miguel do Oeste

O curso de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste promoveu um evento de socialização das práticas de estágio. A atividade reuniu estagiários de 11 diferentes áreas de atuação, além de psicólogos e supervisores que acompanham os estudantes em suas práticas profissionais.

A socialização das práticas de estágio proporcionou um momento de troca de experiências e conhecimentos entre os futuros psicólogos e os profissionais que atuam diretamente em diversos contextos. Durante o evento, os estagiários relataram suas vivências diárias e abordaram temas como a resolução de conflitos, a ética profissional e os desafios enfrentados em suas áreas de atuação.

Os estagiários atuam em uma ampla gama de contextos, incluindo psicologia organizacional, escolar, no Exército Brasileiro, no Centro de Especialidades de Maravilha, na APAE, na Assistência Social, no CAPS, na Avaliação Psicológica, no fórum, na mediação, na saúde (hospitalar e clínica) e na clínica de psicologia da Unoesc.

Os participantes compartilharam as ações desenvolvidas nesses contextos, os objetivos das instituições e os desafios percebidos. Eles destacaram a importância de suas contribuições para cada local, evidenciando a relevância da prática profissional para a formação acadêmica e a preparação para o mercado de trabalho.

Durante o encontro, foram discutidos os desafios enfrentados no dia a dia dos estágios. Entre os principais pontos abordados, destacaram-se a necessidade de adaptação a diferentes ambientes de trabalho, a aplicação prática dos conhecimentos teóricos e a gestão das questões éticas e de confidencialidade.

Os estagiários também refletiram sobre suas contribuições para as instituições onde atuam. Eles relataram como as atividades realizadas nos estágios auxiliam na formação de habilidades técnicas e socioemocionais, além de promoverem o desenvolvimento de uma visão crítica e ética da profissão.

A coordenadora do Curso de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste, professora Lisandra Antunes de Oliveira, ressaltou a importância dessa socialização.

— Esse momento é fundamental para que nossos estagiários compreendam a amplitude da atuação do psicólogo e para que possam refletir sobre suas práticas profissionais, fortalecendo assim a qualidade da formação que oferecemos na Unoesc — enfatiza Lisandra.

O evento reafirma o compromisso da Unoesc com a formação de profissionais altamente capacitados e preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, contribuindo de forma significativa para a sociedade. Com iniciativas como essa, a Unoesc São Miguel do Oeste continua a se destacar como a melhor Universidade Comunitária de Santa Catarina, promovendo uma educação de qualidade que alia teoria e prática, preparando seus alunos para serem agentes de transformação social.