Página inicial O que acontece Estudante de Farmácia participa de intercâmbio em Portugal
Graduação International Xanxerê

Estudante de Farmácia participa de intercâmbio em Portugal


O estudante Philippe Mollmann da Silva, do curso de Farmácia da Unoesc Xanxerê, está vivenciando uma experiência única em Portugal, onde permanece desde o dia 30 de setembro e retornará ao Brasil em 16 de fevereiro de 2025, fazendo intercâmbio na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (IPS).

Esse intercâmbio, que marca diversas “primeiras vezes” em sua vida, promete transformar tanto sua trajetória acadêmica quanto pessoal. Esta é a primeira viagem internacional de Philippe, que também viajou sozinho pela primeira vez e teve a experiência de voar de avião. Em Portugal, ele está hospedado em um alojamento próximo ao IPS. Ao chegar, foi recebido pelo proprietário do local, que o apresentou a pontos importantes da cidade, como o mercado e o próprio instituto.

Com o objetivo de cursar três disciplinas, Phillipe precisou adaptar sua grade devido a conflitos de horário, optando por “Introdução à Biotecnologia” e “Tecnologia Microbiana”. Ele destaca a riqueza da diversidade cultural do instituto, que reúne estudantes de diferentes nacionalidades, incluindo portugueses, angolanos, moçambicanos e brasileiros.

— O uso do inglês é bastante incentivado aqui, e já presenciei grupos realizando apresentações completas nesse idioma, especialmente devido à presença de alguns alunos estrangeiros. Além disso, os estudantes têm a liberdade de apresentar na língua que preferirem, o que considero uma iniciativa muito positiva — comentou Philippe.

Entre as curiosidades da sua vivência, Phillipe mencionou o conforto de contar com Wi-Fi em todos os ônibus da cidade, o que tem facilitado sua adaptação, mesmo sem um plano de dados móveis.

A coordenadora de Relações Internacionais da Unoesc Xanxerê, professora Irene Sá Affolter, enfatiza a importância desse tipo de experiência para os acadêmicos.

— O intercâmbio é um divisor de águas na vida do estudante, principalmente para aqueles que estão saindo da casa dos pais e do país pela primeira vez. É uma experiência desafiadora e marcante, tanto no crescimento pessoal quanto na evolução acadêmica, por meio do contato com uma nova cultura, professores, colegas e metodologias. É uma revolução que transforma o estudante em um ser humano melhor em todos os sentidos — afirmou Irene.

A experiência de Phillipe é um exemplo de como o intercâmbio proporciona não apenas aprendizado técnico e acadêmico, mas também amadurecimento pessoal, abrindo horizontes e preparando o estudante para os desafios futuros.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.