Página inicial O que acontece Estudantes de Arquitetura e Urbanismo vivenciam experiências práticas em viagem técnica a Buenos Aires e Tigre, na Argentina
Graduação Videira

Entre os dias 8 e 15 de outubro, estudantes e egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo participaram de uma enriquecedora viagem técnica a Buenos Aires e Tigre, na Argentina. O principal objetivo foi proporcionar uma experiência prática e imersiva, que permitisse aos estudantes explorar marcos arquitetônicos significativos, tanto históricos quanto contemporâneos.

A escolha de Buenos Aires e Tigre como destino foi motivada pela riqueza histórica e pela evolução urbanística da região. Os estudos focaram nas influências europeias, nos elementos pós-modernos da cidade e nas soluções de urbanismo aplicadas em Tigre, reconhecida pelo seu planejamento urbano voltado à preservação ambiental e ao turismo.

A programação foi estruturada em cinco módulos:

1. Arquitetura Contemporânea de Buenos Aires: visitas à Floralis Genérica, ao Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (MALBA) e à Faculdade de Direito.
  2. Patrimônio Histórico e Cultura: visitas ao Cemitério da Recoleta, ao Ateneo Grand Splendid e à Casa Rosada.
  3. Urbanismo Sustentável em Tigre: com passagem pelo Museu de Arte de Tigre, Puerto de Frutos e um passeio de barco pelos canais.
  4. Arquitetura e Urbanismo em Espaços Públicos de Buenos Aires: visitas ao Caminito, Obelisco, Teatro Colón, Calle Florida e Puerto Madero.
  5. Integração História e Modernidade no Urbanismo: visitas à Catedral Metropolitana, ao Palácio Barolo, Congresso e Museu do Bicentenário.

Durante o dia, os estudantes participaram das visitas programadas, enquanto as noites eram livres para explorar Buenos Aires de forma independente, enriquecendo ainda mais a experiência cultural e acadêmica.

A professora Juliana Biasi, coordenadora da viagem, destacou:

— A viagem de estudos a Buenos Aires e Tigre proporcionou aos nossos alunos uma experiência enriquecedora e inesquecível. Durante a visita, eles tiveram a oportunidade de explorar uma vasta gama de estilos arquitetônicos, desde o patrimônio histórico até as obras contemporâneas, além de analisar de perto soluções inovadoras de planejamento urbano e sustentabilidade. Essa prática foi essencial para ampliar o repertório técnico e cultural dos acadêmicos, promovendo uma reflexão crítica sobre os desafios urbanos e ambientais enfrentados pelas grandes metrópoles.

Para a estudante Julia Parisotto, a experiência foi transformadora.

— Essa viagem enriqueceu profundamente minha compreensão profissional. Buenos Aires mistura o clássico e o contemporâneo de maneira única. Poder caminhar pelas ruas, visitar obras e observar como cada detalhe urbano influencia a vida cotidiana foi uma verdadeira aula prática, cheia de emoções.

O coordenador do curso, professor Jeferson Eduardo Suckow, também ressaltou a importância da viagem.

— Essa experiência foi fundamental para contextualizar a formação dos estudantes e egressos, permitindo uma análise crítica de intervenções urbanas e arquitetônicas em um cenário real. Ao proporcionar essa vivência, o curso reforça seu compromisso com a formação integral, capacitando os estudantes a integrar teoria e prática, além de desenvolver habilidades essenciais para sua atuação profissional no mercado globalizado.

A viagem técnica a Buenos Aires e Tigre consolidou-se como uma prática essencial, complementando a formação dos futuros arquitetos e urbanistas com vivências que conectam teoria e prática em um ambiente internacional.

WhatsApp Image 2024 10 24 at 14.26.43(1) WhatsApp Image 2024 10 24 at 14.26.46(1)

WhatsApp Image 2024 10 24 at 14.26.46