Página inicial O que acontece Estudantes de Design constroem casinhas para pets com material sustentável
Graduação Notícia Xanxerê

Estudantes de Design constroem casinhas para pets com material sustentável

Entre os dias 10 e 14 de junho, os estudantes do curso de Design da Unoesc Xanxerê embarcaram em um projeto inspirador, construindo 12 casinhas para pets que serão doadas para o Grupo Bem-estar Animal, uma Organização Não Governamental (ONG) de Xanxerê. Esta iniciativa faz parte da Atividade Prática de Extensão (Apex), incorporando vários componentes curriculares incluindo Fotografia, Materiais e Processos Industriais, Projeto IV, Desenho e Representação, História da Arte e do Design, Metodologia do Projeto e Representação Formal.

A atividade, intitulada “Pet Design: Desenvolvendo Acessórios Confortáveis e Inovadores para Pets Carentes”, envolveu os estudantes na realização de uma extensa pesquisa sobre diversos produtos para pets e na entrevista de pessoas ligadas às ONGs para entender suas demandas e necessidades. Os estudantes identificaram uma demanda significativa de casinhas para pets e decidiram enfrentar esse desafio contatando empresas para arrecadar materiais.

Utilizando mais de 70 pallets, lonas e tintas, os estudantes construíram 12 casinhas para pets. O projeto envolveu alunos e professores que trabalharam juntos para concretizar a iniciativa.

O coordenador do curso de Design, professor Anderson Ferreira, destacou a importância do projeto.

— Esta iniciativa proporciona experiência prática para nossos estudantes e promove um senso de comunidade e responsabilidade social. Ao abordar uma necessidade real em nossa comunidade, nossos estudantes aprendem o impacto de suas habilidades e criatividade na melhoria da vida dos outros, incluindo nossos amigos peludos que precisam — comentou o coordenador.

Estudantes falam sobre a experiência com o projeto.

— Esta atividade foi muito importante para a integração entre as turmas do curso de Design, as empresas que fizeram doações para a construção das casinhas e a ONG que será beneficiada. A atividade nos fez refletir sobre a grande importância de fazermos a nossa parte, sendo que simples ações de cada um dos envolvidos, no final, se tornou um grande projeto que fará muita diferença para os animais, que terão um abrigo aconchegante nesse inverno — relatou Mateus.

— Foi um trabalho divertido, mas que não estávamos acostumados a realizar, de forma que foi um pouco cansativo, mas extremamente gratificante já que se pensa no conforto e no bem-estar de animais que só sabem expressar carinho e amor. Colocamos em prática aprendizados teóricos do curso como reutilização de materiais, desenho técnico e perspectiva da criação de um produto — finalizou Simone Frozza Kahler Ribeiro.