Página inicial O que acontece Estudantes de Design da Unoesc Pinhalzinho promovem desfile Ativismo Fashion
Graduação Notícia Unoesc Cultura Pinhalzinho

Estudantes de Design da Unoesc Pinhalzinho promovem desfile Ativismo Fashion

Sob a orientação da professora Sabrina Lazarotto, os estudantes da 5ª fase do Curso de Design da Unoesc Pinhalzinho apresentaram um desfile com o tema Ativismo Fashion. Eles trouxeram para a passarela suas interpretações pessoais e artísticas das diversas formas de violência que permeiam a sociedade contemporânea.

O desfile, realizado no auditório da Universidade, foi um espetáculo visual e emocional. Cada peça de roupa contou uma história única de resistência e conscientização, abordando diferentes tipos de violência. Entre os temas representados estavam: violência contra a mulher; capacitismo; desmatamento; poluição marítima; racismo; tráfico de humanos; burnout (Síndrome do Esgotamento Profissional); tráfico de animais; jornada dupla; pressão estética; relacionamentos abusivos e violência cibernética.

— A moda, nesse contexto, transcendeu a mera aparência e se afirmou como uma poderosa forma de expressão e ativismo. Os estudantes demonstraram um entendimento claro de que a moda pode ser um veículo para a reflexão e a mudança social, utilizando sua criatividade para dar voz a diversas causas — destaca Sabrina.

O evento atraiu um público diversificado, incluindo estudantes, professores e membros da comunidade.

— Este desfile não apenas evidenciou o talento dos futuros designers, mas também destacou o papel transformador da moda na sociedade, inspirando a todos a refletir e agir sobre as diversas formas de violência que ainda nos cercam — reforça a professora.