Página inicial O que acontece Estudantes de Engenharia Civil da Unoesc Joaçaba doam projeto para Associação de Moradores de Capinzal
Notícia Estudante Joaçaba

As estudantes Renata Nora e Chaiana Bertusso Ferreira, da décima fase do curso de Engenharia Civil da Unoesc Joaçaba, apresentaram, no dia 6 de dezembro, à Associação de Moradores Unidos Somos Mais, em Capinzal, o projeto arquitetônico e seus complementares para a implantação de uma área comunitária no Loteamento Recanto dos Pássaros. A iniciativa é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), orientado pela professora Doutora Gislaine Luvizão.

O projeto abrange aproximadamente 10,8 mil m² e inclui a construção do Centro Comunitário com estacionamento, campo de futebol, parque infantil, stand e praça comunitária, contemplando pista de caminhada, ciclovia, palco e áreas de vivência. O espaço beneficiaria não apenas a comunidade do Recanto dos Pássaros, mas toda a população de Capinzal.

A demanda partiu da própria Associação e o desafio foi aceito pelas estudantes Chaiana e Renata, que realizaram visitas ao loteamento para identificar as particularidades e necessidades, além de levantamento planialtimétrico cadastral e visitas em outras cidades para desenvolver um estudo bibliográfico e a confecção do projeto e pré-dimensionamento.

A Associação agora planeja reunir-se com a Administração de Capinzal para apresentar o projeto e buscar a viabilização da obra, que possibilitará a interação entre os moradores e visitantes, além da prática esportiva e da organização de eventos.

— As estudantes adquiriram conhecimento técnico, experiência profissional e relação com o cliente, mostrando que a Unoesc está próxima da comunidade, realizando a aplicação das competências e conhecimentos adquiridos na Graduação e atingindo o objetivo da formação integral com a promoção da transformação social — ressalta a professora Doutora Gislaine Luvizão.