Estudantes de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo desenvolvem ações de extensão comunitária em escolas municipais
Publicado em 22/12/2023
Por Imprensa Unoesc
Os estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, bolsistas do programa UNIEDU, Art. 170 do Governo do Estado de Santa Catarina, desenvolveram ações de extensão comunitária em escolas de Joaçaba, buscando aliar os ensinamentos de sala de aula com as necessidades das escolas. As atividades foram orientadas pelas professoras Gislaine Luvizão, Maiara Foiato e Scheila Lockstein.
Com o objetivo de realizar o projeto de valorização de resíduos sólidos por meio da implantação de ações comunitárias de reutilização/reciclagem, na Escola Municipal Rotary Fritz Lucht de Joaçaba, os estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Unoesc produziram materiais para serem utilizados pelos estudantes durante a permanência na escola. Foram coletadas garrafas PET, tecidos, espuma, entre outros materiais, e com eles, após a explicação aos alunos da escola sobre os benefícios para a instituição e sociedade, foram montados quatro bancos, totalizando a utilização de 72 garrafas PET. Outro projeto desenvolvido na mesma escola envolveu a captação e reutilização de água da chuva. O objetivo foi despertar a consciência ambiental, visto que as crianças e os adolescentes apresentam grande potencial para multiplicar esses conhecimentos na rotina escolar, no âmbito familiar e social.
Já no Centro Educacional Frei Bruno, os estudantes da Unoesc executaram um jardim sensorial com resíduos sólidos e materiais reutilizados como palets, madeiras, garrafas PET, tampinhas de garrafa, entre outros. O jardim proporciona uma vasta experiência sensorial, onde os sentidos são despertados por meio de seus diversos elementos, como: as cores das plantas, os cheiros das flores, o sabor dos alimentos, o barulho do vento nas folhas e as diferentes texturas encontradas e será bastante utilizado, uma vez que o Centro Educacional Frei Bruno concentra o maior número de alunos com algum diagnóstico de necessidades especiais do município.