Página inicial O que acontece Estudantes de escola pública participam de oficinas de informática oferecidas pela Unoesc
Graduação Geral São Miguel do Oeste

Estudantes de escola pública participam de oficinas de informática oferecidas pela Unoesc

Cerca de 100 alunos do segundo e do terceiro ano do ensino médio da Escola de Educação Básica São João Batista estão participando do projeto Oficinas de Informática e Computação. O projeto está sendo oferecido pela Unoesc, por meio dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Segundo a coordenadora do curso, professora […]


Cerca de 100 alunos do segundo e do terceiro ano do ensino médio da Escola de Educação Básica São João Batista estão participando do projeto Oficinas de Informática e Computação. O projeto está sendo oferecido pela Unoesc, por meio dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Segundo a coordenadora do curso, professora Otília Barbosa, durante as aulas, os alunos aprendem sobre programação orientada a objetos com Java, iniciação ao Android e manutenção.

Na segunda etapa do projeto, os acadêmicos bolsistas dos cursos e os estudantes da Escola São João Batista farão a manutenção dos computadores, doados pela comunidade, para depois serem utilizados na escola.

A coordenadora do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP) da escola São João Batista, professora Clecir Zacchi, afirma que os alunos estão tendo a oportunidade de participar de atividades enriquecedoras.

— A aprendizagem se dá de forma mais intensa quando é possível aliar e integrar a tecnologia ao cotidiano escolar e ao saber científico — frisa.

Para Clecir, a atividade específica de conserto e manutenção possibilitará aos alunos maior domínio e segurança no manuseio dos computadores.

— A inserção desses recursos na escola potencializará as oportunidades de aprendizado dos estudantes — finaliza a professora.

Universidade Comunitária

Segundo o diretor de Pesquisa,  Pós-graduação e Extensão, professor Evelácio Roque Kaufmann, a Unoesc, na condição de universidade comunitária, tem como princípio promover ações de extensão na comunidade. De acordo com Evelácio, os projetos desenvolvidos pelos cursos na modalidade de extensão alinham a indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão, levando os conhecimentos construídos pelo acadêmico durante a sua formação, na forma de atividades e oficinas para a comunidade externa, o que contribui para o desenvolvimento regional.  

— Os projetos sociais com visão educativa, realizados pelos acadêmicos contemplados com bolsa de estudos, têm como objetivo promover o envolvimento dos acadêmicos com questões e necessidades que afetam a comunidade como forma de contrapartida social ao benefício recebido — destaca o professor.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.