Estudantes de escola pública participam de oficinas de informática oferecidas pela Unoesc
Cerca de 100 alunos do segundo e do terceiro ano do ensino médio da Escola de Educação Básica São João Batista estão participando do projeto Oficinas de Informática e Computação. O projeto está sendo oferecido pela Unoesc, por meio dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Segundo a coordenadora do curso, professora […]
Publicado em 19/11/2014
Por Unoesc
Cerca de 100 alunos do segundo e do terceiro ano do ensino médio da Escola de Educação Básica São João Batista estão participando do projeto Oficinas de Informática e Computação. O projeto está sendo oferecido pela Unoesc, por meio dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Segundo a coordenadora do curso, professora Otília Barbosa, durante as aulas, os alunos aprendem sobre programação orientada a objetos com Java, iniciação ao Android e manutenção.
Na segunda etapa do projeto, os acadêmicos bolsistas dos cursos e os estudantes da Escola São João Batista farão a manutenção dos computadores, doados pela comunidade, para depois serem utilizados na escola.
A coordenadora do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP) da escola São João Batista, professora Clecir Zacchi, afirma que os alunos estão tendo a oportunidade de participar de atividades enriquecedoras.
— A aprendizagem se dá de forma mais intensa quando é possível aliar e integrar a tecnologia ao cotidiano escolar e ao saber científico — frisa.
Para Clecir, a atividade específica de conserto e manutenção possibilitará aos alunos maior domínio e segurança no manuseio dos computadores.
— A inserção desses recursos na escola potencializará as oportunidades de aprendizado dos estudantes — finaliza a professora.
Universidade Comunitária
Segundo o diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, professor Evelácio Roque Kaufmann, a Unoesc, na condição de universidade comunitária, tem como princípio promover ações de extensão na comunidade. De acordo com Evelácio, os projetos desenvolvidos pelos cursos na modalidade de extensão alinham a indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão, levando os conhecimentos construídos pelo acadêmico durante a sua formação, na forma de atividades e oficinas para a comunidade externa, o que contribui para o desenvolvimento regional.
— Os projetos sociais com visão educativa, realizados pelos acadêmicos contemplados com bolsa de estudos, têm como objetivo promover o envolvimento dos acadêmicos com questões e necessidades que afetam a comunidade como forma de contrapartida social ao benefício recebido — destaca o professor.