Página inicial O que acontece Estudantes de escolas da região de Videira participam de projeto na Unoesc
Geral Graduação Videira

Estudantes de escolas da região de Videira participam de projeto na Unoesc

Desde 2015 a Unoesc Videira por meio dos cursos de Engenharia Química, Biotecnologia, Engenharia de Alimentos e Engenharia Sanitária e Ambiental vêm oportunizando atividades em seus laboratórios com professores e estudantes de ciências do 9º ano com a finalidade de estimular o gosto pela ciência e sanar lacuna existente entre a teoria e prática de […]


Desde 2015 a Unoesc Videira por meio dos cursos de Engenharia Química, Biotecnologia, Engenharia de Alimentos e Engenharia Sanitária e Ambiental vêm oportunizando atividades em seus laboratórios com professores e estudantes de ciências do 9º ano com a finalidade de estimular o gosto pela ciência e sanar lacuna existente entre a teoria e prática de química e física nas escolas.

— De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) as Ciências Naturais, em que abordam a temática de Física e Química, devem buscar desenvolver no aluno a capacidade de “compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive — afirma a professora Carla Suntti, coordenadora do curso de Engenharia Química.

Ela explica que para ter a apropriação do conhecimento, tanto a química como a física requerem aulas práticas, contudo, esta estratégia de ensino e aprendizagem muitas vezes não acontece nas escolas públicas. Vários fatores dificultam a execução e desenvolvimento de tais atividades, seja devido à falta ou inexistência da infraestrutura necessária de laboratórios, equipamentos, reagentes ou ainda o conhecimento das práticas possíveis de serem realizadas com os recursos disponíveis ou alternativos.

— Nosso intuito com esse projeto é demonstrar para a comunidade o comprometimento da Unoesc com o ensino e a extensão, proporcionando ao estudante uma interação com os fenômenos tecnológicos e naturais de modo que ele possa ter uma formação, enquanto cidadão que consiga utilizar estes conhecimentos no seu dia a dia — reitera. 

Abrangência do projeto

No primeiro semestre deste ano, 244 estudantes de 12 escolas da região de Videira participaram das aulas práticas de química. Dentre as práticas desenvolvidas, a que mais envolve os estudantes é aquela que demonstra o princípio do funcionamento de fogos de artifícios, onde por meio da queima de certos sais, o elétron migra nas camadas de valência e libera um fóton, o qual consiste na energia luminosa deste sal, sendo diferente para cada tipo de elemento utilizado.

— Estas atividades nos aproximam das escolas e também permitem um maior desenvolvimento dos nossos acadêmicos ao replicar seu conhecimento aos estudantes do ensino fundamental — relatou Carla Suntti.

Para o próximo semestre, ela afirma que esta atividade terá continuidade, onde serão trabalhados conteúdos estudados sobre física. Estas práticas são desenvolvidas pelos professores da Unoesc Videira que lecionam estes componentes curriculares na graduação, como é o caso do professor Rodrigo Geremias, que foi o responsável pelas práticas de química e tem o apoio tanto dos acadêmicos bolsistas do Artigo 170 como acadêmicos voluntários do curso de Engenharia Química.

— Ficamos satisfeitos em saber que os estudantes vêm ansiosos pelas atividades nos laboratórios. Que possamos manter esta parceria com a educação — finalizou. 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.